Garantir conforto e segurança para os trabalhadores é fundamental, especialmente quando eles são submetidos a alta temperatura. Afinal, este tipo de ambiente é propício para acidentes e problemas graves de saúde, a curto, médio e longo prazo.
Por isso, seja em indústrias do ramo alimentício ou em segmentos que envolvem solda, metalurgia e siderurgia, os EPIs para altas temperaturas são obrigatórios.
Não à toa, existe uma norma que estabelece padrões de temperatura e condições para o conforto térmico. Trata-se da NR-17, que exige, por exemplo, que o ambiente tenha uma umidade relativa do ar igual ou superior a 40%. O mesmo vale para o a temperatura, que deve estar entre 20 e 23ºC.
Porém, nem sempre é possível manter esse número em locais onde há manuseio de soldas, alimentos, entre outros, não é mesmo?
Quer saber mais? Continue a leitura desse artigo e confira quais são os principais EPIs para esse tipo de ambiente.
EPIs importantes para alta temperatura
Empresas que contam com estações e ambientes onde a alta temperatura é primordial, devem apostar em medidas que possam minimizar o calor do dia a dia. Isso inclui, por exemplo, a ventilação adequada e, claro, EPIs.
Há, nesse sentido, uma boa variedade de EPIs cuja função é proteger os trabalhadores contra a alta temperatura. Mas, a verdade é que alguns são mais comuns que outros. Podemos destacar, por exemplo:
- Vestimentas térmicas: capazes de isolar o corpo de fatores externos, as vestimentas são essenciais nesse tipo de trabalho, uma vez que ajudam a evitar respingos quentes e queimaduras na pele.
- Luvas térmicas: indispensáveis para a rotina de trabalho, as luvas também protegem os dedos, punhos e mãos contra queimaduras e outros acidentes.
- Máscara de proteção facial: como o nome sugere, este EPI protege o rosto como um todo, evitando, dessa forma, que respingos quentes causem queimaduras no rosto.
- Calçado de Segurança: como é de se esperar, os calçados protegem os pés do calor, desempenhando um papel importante também contra respingos.
- Óculos de proteção: esse tipo de EPI visa aumentar a segurança para os olhos, especialmente quando há contato direto com massas de ar quente.
A lista inclui, também, respiradores com filtro, capuz de segurança e muito mais. Tudo depende, é claro, do tipo de trabalho desempenhado e das necessidades da empresa e do profissional.
É importante notar, por outro lado, que o EPI de alta temperatura deve ser confeccionado seguindo um rigoroso padrão de qualidade. Somente dessa forma é possível garantir a segurança necessária.
Por que investir em EPIs de alta tempratura?
A rotina de quem trabalha com alta temperatura é extremamente difícil e perigosa! A ausência da proteção, aliás, aumenta as chances e a exposição a uma série de riscos, que podem causar:
- Irritabilidade;
- Ansiedade;
- Cansaço;
- Estresse;
- Dificuldade de concentração;
- Câimbras; e, por fim,
- Fraqueza.
Além disso, a exposição frequente ao calor pode, ainda, causar alguns tipos de câncer, infertilidade masculina e queimaduras graves. Situações, no entanto, que podem ser evitadas ou minimizadas com o uso dos EPIs adequados.
Igualmente importante é lembrar que os problemas de saúde relacionados à rotina de trabalho, podem resultar em processos e/ou sanções. Isso sem falar que em locais onde o calor é insuportável, os problemas são ainda maiores. Com a NR-17, os órgãos de vigilância podem fiscalizar a empresa e aplicar multas devido a falta de boas condições de trabalho.
Daí a importância de investir em equipamentos com alto padrão de qualidade e segurança.
Gostou do conteúdo e precisa de ajuda para escolher o EPI ideal para alta temperatura? A SafetyTrab pode te ajudar!
Aproveite para acompanhar tudo o que acontece no mercado. Preencha o formulário abaixo e receba nossa newsletter semanal!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.