O uso de avental de proteção é essencial em determinadas funções – e setores da economia. Da cozinha e hospitais à indústria, passando também por atividades de solda, esse é o tipo de EPI que garante a segurança necessária e a manutenção da integridade física dos colaboradores em diferentes circunstâncias.
Mas, você sabia que, embora seja importante, não é possível usar qualquer avental durante a jornada de trabalho? Ele deve estar de acordo com a atividade exercida, uma vez que esta é uma das principais barreiras na proteção individual dos profissionais.
Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e entenda como escolher o avental de proteção ideal para cada função.
Tipos de avental de proteção
Considerado um EPI importante, o avental de proteção desempenha um papel central contra diversos agentes: de sujeiras a partículas mais complexas. Existem, no entanto, uma série de modelos e materiais disponíveis no mercado. E cada um deles tem uma função.
Em hospitais, por exemplo, o avental evita que microrganismos, como vírus e bactérias entrem em contato com os pacientes – e com os próprios enfermeiros. Além, é claro, de impedir a disseminação de doenças e de quaisquer partículas nesse ambiente.
Na cozinha – de restaurantes e açougues – e na indústria, por sua vez, eles atuam principalmente contra queimaduras e elementos ácidos e corrosivos.
A boa notícia é que embora tenham funções diferentes, a escolha do modelo ideal não é tão difícil. Confira agora os principais tipos de avental de proteção disponíveis no mercado.
Avental de brim
O brim é um tipo de tecido resistente feito de algodão, linho ou fibra sintética – que também é conhecido como denim. Com ligamento em sarja, ele é muito mais firme do que os que possuem ligamento em tela e, por isso, ganha cada vez mais adeptos.
Com excelente acabamento, esse tipo de tecido é mais grosso e mais resistente, com menos tendência à sujeira. Dessa forma, é ideal para quem trabalha na cozinha.
Avental de raspa
O avental de raspa de couro, por sua vez, tem como objetivo proteger o corpo de um profissional contra uma série de problemas. Dentre eles, podemos citar:
- Cortes;
- Escoriações;
- Materiais em fusão;
- Procedimentos de solda e mais.
Com a segurança que somente o couro oferece, esse tipo de avental é utilizado por profissionais que trabalham com solda, uma vez que são muito mais grossos que outros encontrados no mercado.
Descartável
Igualmente importante, o avental descartável tem como objetivo oferecer mais conforto e higiene. Com excelente custo-benefício, ele é utilizado em ambientes estéreis, como, por exemplo, hospitais, consultórios médicos, entre outros.
Geralmente, o fechamento na cintura se dá por meio de duas tiras, que permitem um melhor ajuste ao corpo.
Avental PVC
Em contrapartida, com o objetivo de proteger os profissionais contra respingos de água, gordura e outros elementos, o avental de PVC é excelente para profissionais de restaurantes, como:
- Confeitarias;
- Auxiliares;
- Cozinheiros;
- Açougueiros, entre outros.
Flexível, leve e resistente, o modelo possui uma vida útil de 60 dias, mas ganha pontos porque pode ser lavado e higienizado.
Há, ainda, uma versão anti-fungo. Assim como os demais, tem como função evitar o contato com determinados elementos, como ácidos ou outros produtos químicos.
Impermeável e com uma camada de proteção extra contra fungos, esse tipo de avental de proteção é indicado para proteção de profissionais que trabalham com grandes volumes de água ou, ainda, em ambientes úmidos ou com produtos químicos leves.
Avental de proteção: dicas para uma escolha segura
É inegável que os EPIs são fundamentais para a segurança dos colaboradores. Afinal, além de mitigar o risco de acidentes de trabalho, eles evitam o contato direto da pele do trabalhador com produtos e agentes tóxicos ou corrosivos.
Mas, há, ainda, um outro componente importante: a legislação. O uso de EPIs está previsto em lei, de modo que sua ausência pode causar acidentes, multas e muitos outros problemas.
Por outro lado, para que tudo saia como esperado, é preciso ir além de encontrar um modelo que esteja adequado à função. Isto é, as empresas e hospitais devem investir em materiais e equipamentos de qualidade.
Daí a importância, por exemplo, de contar com um fornecedor especializado e preparado para atender todas as demandas e dúvidas.
Com o apoio de profissionais capacitados, além de escolher o modelo ideal, é possível estabelecer um fluxo de compra e troca de EPIs muito mais seguro para todos. Quer saber como? A SafetyTrab pode te ajudar! Entre em contato conosco ainda hoje.
Que tal aproveitar para acompanhar as tendências e novidades do mercado? Cadastre-se em nossa newsletter!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.