Máscara PFF2: é possível reutilizar?

Com o constante avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, muitas pessoas têm optado por trocar as máscaras de tecido por opções mais resistentes, como é o caso da máscara PFF2.

Com o constante avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, muitas pessoas têm optado por trocar as máscaras de tecido por opções mais resistentes, como é o caso da máscara PFF2

Também conhecida como N95, seu nome nos EUA, ela tem um nível de proteção maior contra o coronavírus, uma vez que são mais ajustados ao rosto. 

O modelo, aliás, é amplamente utilizado por profissionais de saúde e também é altamente recomendado para quem não pode ficar em casa. Por isso, se você precisa estar em ambientes com alto risco de contaminação, como lojas, supermercados, farmácia e transporte público, o ideal é utilizar a máscara PFF2.

Como funciona a máscara PFF2?

A máscara PFF2, cuja sigla significa Peça Facial Filtrante, é considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI). Por isso, é comum encontrarmos médicos e outros profissionais da saúde sempre com esse modelo.

De um modo geral, essa opção tem um poder de filtragem maior do que as máscaras cirúrgicas. Isso porque, elas são capazes de prender as partículas contaminadas no filtro por meio de ação eletrostática. Ainda, a máscara PFF2 cobre completamente o nariz e a boca. Com isso, ajuda a impedir que as partículas contaminadas e aerossóis com o vírus, bactérias e fungos, penetrem no rosto.

Dicas de como usar a máscara PFF2

Estamos há mais de um ano convivendo diariamente com as máscaras de proteção. Mas, você sabe a forma correta de utilizá-las? Idealmente, os elásticos devem ser posicionados a cabeça, ajustando o clipe de metal no nariz para adequar ao rosto.

Para saber se está bem ajustada, você pode assoprar o ar e ver se ela infla. Se ainda assim houver algum espaço por onde o ar esteja saindo, ajuste novamente. 

Depois de utilizada, a máscara PFF2 pode ser reaproveitada. Para isso, o mais recomendado é deixar o item pendurado em local arejado, seja no varal ou em um armário, por 3 a 7 dias após o uso. 

Todavia, caso ela esteja rasgada ou com aspecto envelhecido, é preciso descartá-la para evitar a contaminação.

Além disso, na contramão das máscaras de pano, o modelo nunca deve ser limpo com álcool, pano úmido com desinfetante ou com sabão. Isso porque, esses produtos interferem na camada de filtragem, comprometendo sua eficiência.

Onde encontrar máscara de proteção?

Desde o início da pandemia, a indústria tem trabalhado diariamente para atender à crescente demanda por máscara PFF2.

A boa notícia é que nos últimos meses, de acordo com a Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho), o número de fabricantes de máscaras PFF2 mais que dobrou, aumentando a oferta.

Assim, atualmente é possível encontrar máscara PFF2/N95 mais facilmente na internet, em lojas de EPI, como a SafetyTrab, ou em casas cirúrgicas. 

Em suma, é inegável que o modelo é o mais recomendado para combater a pandemia de covid-19 e evitar a disseminação do vírus. Apesar de uma alta eficácia comprovada da máscara PFF2/N95, é importante notar que ela não elimina 100% dos riscos. Em outras palavras, a melhor forma de prevenção ainda é o isolamento social.

Mas, para quem precisa sair de casa, seja para trabalhar ou para fazer suas atividades diárias, a máscara PFF2 garante muito mais proteção e deve, sim, substituir qualquer outro modelo.

Acompanhe todas as novidades e dicas de prevenção contra a Covid-19. Preencha o formulário abaixo e receba os materiais informativos produzidos regularmente pela SafetyTrab!

2 thoughts on “Máscara PFF2: é possível reutilizar?

    • mktSafetyTrab says:

      Olá, Wilson,

      Estamos felizes que tenha gostado da nossa publicação.
      No final do site existe o campo “RECEBA NOVIDADES” coloque seu nome e e-mail e clique em cadastrar, assim você continuará recebendo as novidades e informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 3 =

WhatsApp chat