Acidentes de trabalho: conheça os mais comuns e como eles podem ser evitados

acidentes de trabalho, como queimaduras e choques elétricos, são comuns em todo o mundo. No entanto, eles podem ser evitados e minimizados.

Acidentes de trabalho são comuns em todo o mundo. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2002 e 2020, o Brasil registrou seis mortes a cada 100 mil empregos formais, segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho. No mundo, a média é de uma morte a cada 15 segundos.

Nesse sentido, adotar boas práticas é fundamental para preservar a integridade física dos colaboradores expostos a riscos no trabalho.

Quais são as causas mais comuns de acidentes de trabalho?

O alto índice de acidentes de trabalho em todo o Brasil acende um alerta nas empresas. E é nesse cenário que as boas práticas de prevenção, como a utilização de equipamentos de segurança, realização de treinamentos com a periodicidade adequada, entre outros, se destacam.

Eventualmente, é normal que um ou outro tipo de problema pode acontecer. Afinal, ninguém está imune. Seja como for, é importante entender as causas mais comuns para, então, evitar os acidentes de trabalho. 

Quedas

A princípio, as quedas são grandes vilões na indústria, mas não são os únicos. O problema, aliás, é uma realidade em qualquer segmento que exige que o trabalhador esteja acima de dois metros do solo, seja em cima de escadas, andaimes, torres, entre outros.

De um modo geral, os incidentes de queda são causados pela falta de atenção do empregado, por um mal-estar súbito e, principalmente, pela falta de uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Queimaduras

No ambiente de trabalho, as queimaduras são uma realidade para cozinheiros, eletricistas, soldadores, entre outros profissionais. No entanto, muito além da exposição ao fogo ou a altas temperaturas, esse tipo de acidente pode ser causado, também, por produtos químicos e corrosivos, assim como ácidos.

Ao contrário do que imaginamos, as queimaduras são lesões graves e podem ser fatais e causar danos temporários e, em alguns casos, permanentes, uma vez que que atingem tecidos e terminações nervosas. Do mesmo, as queimaduras causam impactos sociais e emocionais para o trabalhador e sua família, seja pelo trauma da dor ou pela aparência.

Impactos e utilização incorreta de equipamentos e máquinas

A utilização incorreta de equipamentos e máquinas, assim como o péssimo estado de conservação, também estão na lista de causas comuns de acidentes de trabalho. Isso porque, além do impacto, que pode ser fatal, é comum que os trabalhadores sofram com cortes, contusões e fraturas ao longo do tempo.

A grosso modo, acidentes com máquinas causam problemas graves para a saúde e impactam a integridade física dos trabalhadores. Conforme mencionado, alguns deles podem ser fatais, o que reforça a importância da manutenção.

Choques elétricos

Os choques nada mais são do que uma descarga elétrica em contato com o corpo humano. O problema é que, apesar de comuns, eles tendem a ser fatais. Além disso, também podem causar sérios danos ao colaborador de forma permanente, como queimaduras, perda de visão, entre outros.

Há, ainda, muitos outros fatores no dia a dia do profissional que podem influenciar e causar um acidente de trabalho. É o caso, por exemplo, de problemas emocionais e do cansaço mental.

Por isso, as empresas devem sempre estar atentas a tudo o que acontece ao seu redor, indo muito além do espaço físico. Afinal, muitas vezes não vemos os problemas até que eles surjam justamente por não serem palpáveis. No entanto, isso pode gerar uma enorme dor de cabeça, além de uma mancha na reputação.

Dicas para evitar acidentes de trabalho

Se você chegou até aqui, deve ter entendido que os riscos existem, mas podem ser evitados. E é justamente por isso que reforçamos que um acidente de trabalho impacta o negócio como um todo, com perdas para o capital humano, social e econômico da empresa.

Por isso, para evitar que a crise se estenda e que outros profissionais sejam colocados em risco, é necessário apostar na prevenção e na identificação dos problemas antes que eles surjam.

Dessa forma, é possível criar um plano de ação e realizar ajustes mais certeiros. Além de colocar seus funcionários em segurança, a boa gestão dos riscos pode colocar o seu negócio em destaque.

Além disso, é importante também se apoiar em algumas boas práticas que podem ajudar a minimizar os problemas no ambiente de trabalho. Dentre elas, destacamos:

  • Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado;
  • Utilize placas sinalizadoras para identificar produtos químicos, vias de acesso e saídas de emergência;
  • Aposte em um ambiente bem iluminado;
  • Evite o acúmulo de líquidos no chão;
  • Mantenha as vias de acesso e circulação livres;
  • Invista na manutenção preventiva dos equipamentos; entre outros.

Da mesma forma, é fundamental promover capacitações para garantir a conscientização dos funcionários em relação à:

  • Utilização correta do maquinário;
  • Movimentação segura de cargas; e
  • Utilização dos EPIs necessários para a função.

Prevenção para evitar acidentes de trabalho

Não é segredo para ninguém que prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo? Por isso, o sucesso de um negócio está ligado diretamente à forma como trata as situações de risco e, principalmente, os trabalhadores.

Assim, muito além de pensar na estratégia do negócio, é preciso contar com um plano de segurança, prevenção e contenção de riscos. O documento deve conter, entre outras coisas, procedimentos padrões em caso de acidentes.

Agora que você já conhece alguns acidentes de trabalho e como evitá-los, confira nosso conteúdo sobre Análise Preliminar de Risco.

E se você está em dúvida de onde começar ou qual EPI escolher para seus funcionários, não se preocupe! A Safety Trab conta com profissionais capacitados e preparados para te atender a qualquer momento. Acesse o nosso site e entre em contato com um de nossos atendentes.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    16 − sete =

    WhatsApp chat