Como fazer o descarte de máscaras usadas contra Covid-19

Descarte de máscaras

Apontadas como principal Equipamento de Proteção Individual (EPI) para proteção contra o novo coronavírus, as máscaras de proteção respiratória se tornaram parte do vestuário de praticamente toda a população mundial. Item obrigatório em muitos ambientes — sejam eles profissionais ou não —, esses dispositivos são de uso relativamente simples, mas que ainda geram dúvidas entre as pessoas.

Para que sua ação seja realmente eficiente contra a disseminação da Covid-19, doença respiratória causada pelo chamado novo coronavírus, é essencial que as pessoas saibam como utilizar a máscara de proteção corretamente. Além disso, é fundamental que a população se preocupe com o correto descarte das máscaras que não são reutilizáveis, ajudando a preservar o planeta e a saúde pública.

Entenda, a seguir, mais detalhes sobre a necessidade de utilizar as máscaras de proteção respiratória, como fazer isso de maneira segura e qual a melhor maneira de descartar o item.

Covid-19: qual a importância da máscara de proteção?

O novo coronavírus é transmitido principalmente por duas formas. A primeira delas consiste no contato direto com secreções contaminadas, enquanto a segunda maneira diz respeito à aspiração de gotículas que são eliminadas no ar quando indivíduos contaminados tossem, espirram ou falam. As máscaras de proteção respiratória, portanto, funcionam como um bloqueio para essas partículas.

Vale lembrar que o uso deste EPI é fundamental tanto para pessoas contaminadas — impedindo que suas gotículas infectadas se espalhem —, quanto para pessoas saudáveis (que não correm o risco de respirar partículas virais sem saber. Além disso, apenas presença da máscara já ajuda a inibir que o usuário leve as mãos à boca ou nariz após encostar em superfícies contaminadas, minimizando ainda mais as chances de contaminação.

Em ambientes hospitalares, onde há maior probabilidade de o vírus estar presente no ar, é recomendado o uso de máscaras que oferecem um índice maior de proteção, como a máscara cirúrgica ou a chamada N-95. Para evitar que ocorra um esvaziamento dos estoques de EPI disponíveis para os profissionais que atuam na chamada “linha de frente”, o recomendado é que as máscaras profissionais sejam utilizadas apenas por equipes de saúde durante o exercício de suas funções.

Por isso, para a população em geral, as máscaras de tecido têm sido consideradas suficientes para garantir a proteção — desde que sejam adotadas também medidas como higienização das mãos e distanciamento social. O ideal é que esses dispositivos possuam pelo menos duas camadas de pano e sejam cuidadosamente lavadas a cada uso.

Como fazer o descarte de máscaras de maneira correta?

Uma vez que estão em contato direto com o nariz e boca das pessoas, as máscaras de proteção respiratória podem conter agentes contaminantes. Por isso, é necessário bastante cuidado no momento de retirar o dispositivo do rosto e descartá-lo no lixo. O mais importante nesse momento é ter consciência de que essas máscaras não podem ser consideradas lixo comum.

É preciso ter em mente que os profissionais que atuam fazendo a coleta de resíduos ainda poderão ter contato direto com a máscara descartada. Isso significa, portanto, que quando o item é descartado de qualquer jeito, há um alto risco de que lixeiros, garis e demais pessoas que atuam na limpeza sejam infectadas pela Covid-19.

Por isso, é necessário que fazer o descarte de máscaras em saco de papel ou plástico fechado, colocados em lixeira com tampa. Em ambientes hospitalares ou ambulatoriais, há lixeiras específicas para descarte de resíduos infectados, e elas são devidamente identificadas para que todos saibam que o material é potencialmente perigoso. Este EPI, em específico, jamais deve ser descartado em lixeira destinada a materiais recicláveis.

Passo a passo

Para que não restem dúvidas a respeito do método adequado de realizar o descarte das máscaras, anote o passo a passo de como fazer isso corretamente:

  • Lave as mãos;
  • Retire a máscara do rosto segurando-a apenas pelo elástico;
  • Coloque a máscara dentro de um saquinho plástico e amarre-o;
  • Descarte preferencialmente no lixo do banheiro ou em cestos específicos para material contaminante;
  • No caso de descarte caseiro, se a máscara puder conter resíduos de pacientes contaminados (ou sob suspeita), é importante identificar este lixo como contaminante;
  • Lave as mãos novamente, com água e sabão.

Cuidados com a máscara de pano

No caso das máscaras de tecido, que são reutilizáveis, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda lavagem com água corrente e sabão. Em seguida, elas devem ficar de molho por cerca de 30 minutos em uma solução composta de duas colheres de sopa de água sanitária para um litro de água. Por fim, deve-se enxaguar, secar e passar a máscara com ferro quente. O ideal é no máximo 30 lavagens para a máscara de pano, que deve ser descartada corretamente após essa quantidade de uso.

Dicas para usar a máscara corretamente

No que diz respeito ao uso de Equipamentos de Proteção Individual, a legislação brasileira aponta como dever da empresa empregadora oferecer treinamento adequado para uso adequado do dispositivo de segurança. Com a pandemia de Covid-19, porém, a utilização das máscaras rapidamente se tornou obrigatória em diversos setores profissionais e para a população em geral.

Isso significa que a maioria das pessoas não teve tempo de receber a orientação adequada para saber como utilizar o dispositivo corretamente. Como consequência, tem se tornado comum ver indivíduos cometendo erros ao colocar e manipular a máscara de proteção. Para evitar colocar sua saúde em risco, fique atento aos seguintes cuidados:

  • Não deixe o nariz e nem o queixo de fora ao utilizar a máscara;
  • Não abaixe a máscara para o queixo ao falar ou se alimentar. Caso não esteja usando o dispositivo, tire-o;
  • Sempre lave as mãos antes de vestir ou tirar a máscara;
  • Fique atento ao tempo de uso: máscaras cirúrgicas devem ser trocadas a cada 2 horas, e as de pano a cada 3 ou 4;
  • Evite tocar o rosto e ajustar a máscara a todo instante.  

Quer acompanhar todas as atualizações a respeito da prevenção contra a Covid-19 e entender como os EPIs podem ajudar a enfrentar este momento? Então preencha o formulário abaixo com seu e-mail e receba os materiais informativos produzidos regularmente pela SafetyTrab!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    4 × um =

    WhatsApp chat