Confira os EPIs ideais para eletricistas

Para reduzir os riscos, as empresas e os empregados devem conhecer os EPIs ideais para eletricistas.

Trabalhar com eletricidade é lidar todos os dias com o perigo. Por isso, para reduzir os riscos, as empresas e os empregados devem conhecer os EPIs ideais para eletricistas. Mas, afinal, você sabe quais são eles?

Responsáveis pela manutenção elétrica e pela instalação de equipamentos eletrônicos, os eletricistas atuam frequentemente na construção civil e área industrial, bem como em outros setores da economia. Não à toa, são considerados peça-chave no mercado de trabalho.

A profissão, contudo, é de risco, uma vez que as correntes elétricas podem causar desde queimaduras até a morte instantânea e invalidez. Assim, para reduzir os perigos e acidentes de trabalho, é preciso ter seriedade e cautela.

Por que usar equipamentos de proteção?

Em primeiro lugar, não podemos negar a importância de equipamentos de proteção em diversas frentes de trabalho. No setor de serviços eles se tornam ainda mais necessários, especialmente no caso de eletricistas.

Isso porque, como o contato do profissional com correntes elétricas, geradores e outros elementos é direto, os riscos de saúde e segurança são muito maiores.

Engana-se, no entanto, quem acha que o choque elétrico é o único problema ao qual os eletricistas estão expostos. Há muitos outros tipos de acidentes de trabalho, dentre os quais podemos destacar os que são causados por:

  • Queda de altura;
  • Explosão;
  • Insetos;
  • Fatores climáticos, entre outros.

Não é a toa que há alguns anos a lei exige a utilização de equipamentos de proteção individual específicos para eletricistas durante a jornada de trabalho. 

Atualmente, há duas Normas Regulamentadoras que tem como foco a proteção dos trabalhadores do setor: a NR 10 e a NR 6.

Enquanto a primeira trata das condições de trabalho em instalações elétricas, a segunda, por sua vez, contempla o uso de equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais.

Quais são os EPIs ideais para eletricistas?

Você sabia que grande parte dos EPIs ideais para eletricistas foi desenvolvida para isolar as correntes elétricas e proteger o corpo como um todo? Isso porque, com o alto risco de acidente e choques elétricos, os equipamentos certos permitem desempenhar as atividades de maneira segura.

Mas com tantas opções no mercado, escolher os equipamentos corretos pode ser um desafio. Pensando nisso, separamos alguns dos EPIs ideais para eletricistas desempenharem suas funções com segurança. Confira:

  • Capacete de segurança classe B;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas de segurança;
  • Botina de segurança;
  • Cintos de segurança;
  • Manga isolante de borracha;
  • Capa protetora;
  • Roupas especiais; e
  • Protetor facial contra Arco Elétrico.

Ao mesmo tempo que os trajes são fundamentais, é importante entender a forma como o trabalho é desempenhado. Este, aliás, é o primeiro passo para a escolha dos equipamentos que serão comprados.

Isso porque, a lista acima serve apenas como base para guiar a escolha, uma vez que existem muitos modelos e formatos de EPIs. É o caso dos capacetes, por exemplo. Para o trabalho com redes elétricas, há opções com e sem espaço para a fixação de tiras refletivas; com e sem catracas e ajustes faciais; e, ainda, com tiras de tecido ou tiras de polietileno. O mesmo vale para as luvas, que devem ter Certificado de Autenticação.

Assim, é preciso estar atento para garantir que a compra seja consciente e esteja de acordo com as atividades. É importante levar em conta, ainda, o conforto e a qualidade dos produtos. Seja como for, eles devem ser duráveis, de fácil manutenção e seguros. Afinal, o eletricista utilizará o traje 100% do tempo em que estiver trabalhando.

Lembre-se que saber identificar o EPI adequado para cada risco é fundamental para garantir a segurança do trabalho.

Importância de utilizar os EPIs ideais para eletricistas

De um modo geral, não é segredo para ninguém que o trabalho com eletricidade é um dos mais perigosos do mundo. Por isso, as empresas devem oferecer aos seus funcionários toda a infraestrutura necessária para o desempenho da função. Isso significa fornecer os EPIs ideais para eletricistas e treinamentos de segurança frequentes.

É importante notar, ainda, que o risco elétrico pode estar em todo o lugar. Por isso, o profissional deve sempre ter atenção ao trabalhar, protegendo sua vida e a de seus colegas de trabalho.

Somente dessa forma é possível evitar o risco e desempenhar as atividades do dia a dia de forma consciente e segura.

Gostou de saber sobre o uso de equipamentos neste setor? Aproveite e fique por dentro das novidades do mercado! Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos da SafetyTrab em primeira mão!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    17 + três =

    WhatsApp chat