Você sabe quais são os principais EPIs para a indústria metalúrgica? Com foco na transformação de metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens, o setor é um dos mais importantes no cenário econômico – brasileiro e mundial.
Mas, por trás deste grande mercado, existem os profissionais que trabalham no setor e convivem diariamente com diversos riscos físicos, químicos e biológicos. Por isso, investir em políticas de segurança no trabalho e orientar os funcionários sobre o uso de EPIs é tão essencial.
Riscos da indústria metalúrgica
O setor metalúrgico lida diretamente com a fabricação, extração, fundição e tratamento de ligas e metais. Ou seja, os funcionários que ali trabalham convivem diariamente com agentes que oferecem riscos à saúde, dentre os quais podemos destacar:
- Substâncias químicas;
- Ruídos;
- Fumaça;
- Altas temperaturas;
- Calor extremo, entre outros.
Ainda nesse sentido, o ritmo de trabalho também se torna um agente de risco. Afinal, os profissionais lidam com um maquinário pesado e tendem a realizar o mesmo movimento por horas. Sobre isso, aliás, a NR 12 exige que o maquinário e equipamento estejam em perfeito estado de uso e, caso necessário, sejam realizadas manutenções periódicas.
Além disso, os profissionais devem ser capacitados para tal função antes de começar a exercê-la, evitando acidentes como cortes e perfurações. Mas, e os EPIs?
Uma vez que este é um setor onde o risco é inerente, todos os funcionários devem utilizar os equipamentos de proteção da forma correta. Além, é claro, de receber a devida capacitação pelo setor de segurança do trabalho.
Quais os principais EPIs para a indústria metalúrgica?
Indispensáveis nas atividades que podem colocar em risco a saúde e a integridade física do trabalhador, os EPIs para a indústria metalúrgica são essenciais em todos os processos: do manuseio de equipamentos às atividades de altas temperaturas.
Com o objetivo de evitar queimaduras por conta da exposição às temperaturas elevadas, respingos e faíscas ou, ainda, choques elétricos, esta é a única forma de proteger o profissional durante a execução de suas atividades laborais, seja na linha de produção, ou em outro ambiente.
Dentre os principais EPIs para a indústria metalúrgica, podemos destacar:
Óculos de proteção
O equipamento encabeça a lista porque evita o contato com alta taxa de radiação, fumos e partículas em suspensão. Embora existam inúmeros modelos no mercado, o modelo contra radiação infravermelha e ultravioleta é o mais indicado.
Bota de segurança
Outro item indispensável, a bota de segurança possui solado antiderrapante que é fundamental para isolar e manter os pés seguros numa eventual queda de objetos pesados e, ainda, reduzir as chances de choque elétrico.
Protetor auditivo
Com processos onde o ruído é uma realidade, especialmente em virtude do impacto entre peças e alta intensidade maquinária, o protetor auditivo é um dos principais EPIs para a indústria metalúrgica.
Há, contudo, diferentes níveis de isolamento sonoro: o protetor auricular é o mais simples e ideal para quem não lida direto ou diariamente com estes equipamentos, enquanto que os abafadores de ruídos tipo concha são os mais indicados para os profissionais responsáveis pelo maquinário.
Capacete
O capacete tem como objetivo isolar e manter segura a cabeça no caso de queda de objetos e obstáculos fixos, protegendo ainda contra a exposição solar e choques elétricos.
Luvas
Por fim, mas não menos importante, as luvas são essenciais para quem lida com o carregamento de peças aquecidas e o manuseio de objetos pontiagudos e cortantes. Afinal, é ela quem ajuda a evitar calor e diminui as chances de corte e lesões em geral.
Agora que você já conhece quais são os EPIs para a indústria metalúrgica, entre em contato conosco e conheça nossa linha completa de soluções e equipamentos.
Quer saber mais sobre o mercado de EPIs? Preencha o formulário abaixo para receber a nossa newsletter.
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.