3 vantagens do uso de EPI para as empresas

De economia à bem-estar dos funcionários, há diversas vantagens do uso de EPI para as empresas e colaboradores.

No Brasil, o número de acidentes de trabalho graves notificados cresceu cerca de 40% em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde. Com isso, a busca por equipamentos de proteção se tornou ainda mais fundamental. Mas, você conhece todas as vantagens do uso de EPI para as empresas e colaboradores?

Quais são as vantagens do uso de EPI?

De açougues e restaurantes a indústrias químicas ou hospitais, todas as empresas têm situações que podem colocar seu funcionário em risco. Por isso, para garantir a segurança dos profissionais, a NR 6 prevê a distribuição de EPIs por parte da empresa e sua correta utilização.

Com diferentes funções, os equipamentos, sejam eles capacetes, luvas, vestimentas, máscaras ou botas, tem um único objetivo: proteger o colaborador. Mas suas vantagens vão bem além. Confira abaixo:

Aumento da produtividade

É inegável que o uso adequado dos EPIs diminui o risco de acidentes. Mas, você já parou para pensar em como isso pode impactar a produtividade do negócio?

Uma vez que a taxa de incidentes cai, automaticamente o número de licenças e afastamentos do trabalho também diminuem. Isso significa uma economia a longo prazo e o aumento da produtividade.

Maior segurança física e mental

Que os EPIs tem a função de proteger os funcionários, nós sabemos. Mas juntamente com isso, vem a integridade física e mental desses mesmos profissionais. 

Afinal, uma vez que os riscos são levados a sério e minimizados, a empresa evita muito mais do que acidentes, impactando também na sensação de bem-estar.

Em outras palavras, os EPIs tornam a empresa mais segura tanto para empregados quanto para empregadores e aumentam a sensação de bem-estar no ambiente de trabalho e, consequentemente, da qualidade de vida.

Maior economia a longo prazo

Você já viu que a empresa que não fornece e não fiscaliza a utilização de EPIs está descumprindo uma lei e, por isso, fica sujeita a multas e processos judiciais.

Mas, muito além das penalizações financeiras e dos danos à saúde do colaborador,  o descumprimento da NR 6 pode fragilizar a imagem da empresa perante o mercado como um todo.

Ou seja, a empresa que investe e exige o uso de EPIS em seu ambiente está sempre economizando, uma vez que a prevenção é sempre o melhor opção para evitar multas, indenizações por acidente ou morte e outros problemas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as vantagens do EPI? Aproveite para conferir os equipamentos ideais para eletricistas.

Fique por dentro das novidades: preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos da SafetyTrab em primeira mão!

    2 thoughts on “3 vantagens do uso de EPI para as empresas

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    2 × 2 =

    WhatsApp chat