É bastante provável que você já tenha visto alguém utilizando luvas de látex em algum momento da sua vida. Isso porque, os modelos feitos de borracha são os mais comuns e utilizados em diferentes setores, de hospitais à cozinhas industriais.
Com tantas aplicações, é evidente que diferentes tipos de luvas tenham surgido com o passar dos anos. Continue lendo este artigo e conheça os principais tipos de luvas – e suas funcionalidades!
Características das luvas de látex
Consideradas um dos EPIs mais utilizados em todo o mundo, as luvas de látex são fabricadas a partir da borracha natural. Com boa aderência às mãos e muito práticas, elas são seguras, versáteis e acessíveis, já que a matéria-prima confere um custo de produção baixo.
Apesar do custo benefício, é comum que muitas pessoas desenvolvam uma hipersensibilidade ao modelo, que pode resultar em reações alérgicas. Ainda assim, é o modelo ideal para quem busca por segurança e uma habilidade tátil melhor.
Vantagens do modelo
Seja em hospitais ou na construção civil, as luvas de látex são amplamente utilizadas para garantir o manuseio correto e seguro dos materiais. Mas, você sabia que elas trazem vantagens que vão muito além disso? Em outras palavras, elas garantem:
- Proteção mecânica;
- Boa flexibilidade;
- Boa aderência e habilidade tátil;
- Proteção contra bactérias e vírus;
- Maior conforto e segurança para a empresa e para o trabalhador, entre outros.
Principais tipos de luvas de látex
O mercado de EPIs tem se atualizado à medida que novas demandas e novas tecnologias surgem. Nesse sentido, atualmente existem diferentes tipos de luvas de látex, desenvolvidos para atender a públicos específicos.
Descartável
Este é, sem dúvida, o tipo de luva mais comum do mercado. Facilmente encontrado em lojas de EPI, o modelo alia elasticidade e flexibilidade, aumentando a agilidade dos movimentos.
Não à toa, ela é recomendada para trabalhos de processamento e manuseio de alimentos, assim como em serviços de limpeza leve e procedimentos médicos e de estética.
Reutilizável
Um pouco mais resistente que a anterior, o modelo oferece mais proteção sem perder a sensibilidade tátil e a aderência. Anatômica e antiderrapante, ela possui ainda uma ação mais efetiva contra produtos químicos e rasgos, sendo ideal para construção civil, jardinagem e serviços de limpeza mais pesada, por exemplo.
Independentemente da escolha, é importante sempre levar em consideração a atividade-fim. Isto é, o tipo de trabalho que será desempenhado durante a utilização das luvas de látex. O mesmo vale para o tamanho do equipamento, que deve ser exatamente do tamanho da mão do colaborador.
Isso porque, se as luvas forem grandes demais, há chances de perder o tato, atrapalhando o procedimento. Por outro lado, se forem pequenas demais, rasgarão com maior facilidade e ficarão desconfortáveis.
Cuidados necessários com as luvas de látex
Como o próprio nome sugere, as luvas de látex descartáveis tem utilização única. Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados, como, por exemplo, manter os equipamentos longe dos raios UV.
Além disso, você sabia que este modelo não pode ter contato direto com o álcool? Por isso, ao higienizar as mãos, recomendamos que você deixe que elas sequem bem antes de colocar as luvas.
Por outro lado, as luvas reutilizáveis tem uma resistência um pouco maior. E é justamente por isso que os cuidados também devem ser observados. Nesse sentido, respeitar o prazo de validade é fundamental. Isso porque, como acontece com qualquer outro equipamento, à medida que você utiliza, há um desgaste natural do tempo.
Ainda, após sua utilização, é preciso guardá-las de forma adequada. Por isso, lembre-se:
- Mantenha as luvas em locais secos e arejados;
- Evite deixar os equipamentos expostos a raios UV;
- Opte sempre por lavar as luvas a seco ou com água morna e detergente neutro.
Quer saber mais sobre as luvas de látex ou precisa de uma ajuda para escolher o modelo ideal para seu negócio? Entre em contato com a gente e conheça as nossas soluções e produtos.
Aproveite para conferir nosso artigo com os principais erros na utilização de EPIs.
Acompanhe as novidades do mercado! Preencha o formulário abaixo e receba nossos conteúdos semanalmente.
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.