Lorem ipsum dolor sit amet...

Importância do uso de EPI” tag_name=”h1″]

INFOGRAFICO EPI

Qualquer atividade que traga algum risco aos colaboradores, é necessário o uso de EPI para que tenha a devida proteção do profissional. Dentre esses EPIs incluem capacete, luvas, botas, óculos e outros. Além do mais são equipamentos essenciais para trabalhar com a devida eficácia.

Importância do uso do EPI

O EPI se torna essencial pelo fato de o mesmo proteger os profissionais individualmente, diminuindo todo e qualquer risco que possa acontecer. Dentre esses riscos estão problemas com a saúde como doenças ocupacionais, das quais podem ocorrer durante ou depois da vida profissional.

Além do devido uso ser determinado pela NR6, sendo obrigação da empresa a distribuição do EPI gratuitamente, adequado e em bom estado. Salvo a necessidade de a empresa ter um responsável para fazer um estudo de doenças ocupacionais, para entender qual a necessidade da empresa no uso de EPIs.

Posto que a empresa tem o dever de ter o responsável para supervisionar todos os EPIs e notificar o uso de maneira correta. Dessa forma o uso do EPI é obrigatório não apenas durante alguma atividade especifica, mas sim durante toda a jornada de trabalho.

Portanto a empresa tem a obrigação de manter todos os EPIs de maneira adequada com CA (certificado de aprovação) valido e em boas condições. Dessa forma evita-se diversos acidentes tornando as atividades mais seguras e eficientes.

BOTAS

O uso serve para a devida proteção dos pés do usuário. Evitando que algo ocorra com os pés – queda de objeto, produtos químicos, materiais perfurantes -, fazendo a colisão menos intensa. Caso a bota usada seja de borracha protege de choques elétricos

ÓCULOS

É importante o uso para evitar acidentes com partículas projetadas durante alguma atividade. Sendo necessário o uso do óculos ou viseira em atividades como lixadeiras, poli cortes e serras

CAPACETE

O seu uso deve ocorrer principalmente para a construção civil, protegendo o usuário de quedas de objetos, vazamentos, choques elétricos e respingos atinjam sua cabeça.

LUVAS

A correta utilização traz segurança ao colaborador, no caso das luvas de látex coíbe o contato com materiais que tragam riscos. Já luvas de raspa evita-se lesões ou mesmo corte.