Um ambiente de trabalho seguro deve ser prioridade de qualquer empresa. E isso inclui EPIs e, claro, elementos e sinalização de segurança.
Aliás, você certamente já encontrou com algumas dessas placas por aí. De avisos de piso escorregadio à saída de emergência, elas são bastante presentes no dia a dia de todos nós.
Mas, você sabe quais são os principais tipos de sinalização de segurança disponíveis no mercado? Ou, ainda, quais deles são essenciais para manter a produtividade e o negócio em pleno funcionamento? Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo!
Quais são os principais tipos de sinalização
Antes de mais nada, vai um alerta: a falta de equipamentos de segurança provocam cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano em todo o país. </p>
Não à toa, as empresas são obrigadas, por Lei, a garantir a segurança de seus empregados. Seja por meio de equipamentos de proteção individual (EPIs) ou equipamentos de proteção coletiva (EPCs).
Nesse sentido, enquanto o primeiro se refere aos dispositivos ou acessórios para uso pessoal, destinado à proteção do trabalhador; o segundo abrange o todo. Ou seja, EPCs são itens fixos ou móveis, que são instalados no ambiente de trabalho para garantir a segurança de todos os presentes.
É o caso da sinalização de segurança. Mas, ao contrário do que se imagina, não basta adicionar as placas e torcer para tudo dar certo. É preciso realizar estudos e entender a demanda do negócio.
Aliás, é importante lembrar: atualmente existem diferentes modelos e cores de placas e alertas, que podem ser de aviso, de emergência ou de obrigação.
Ainda, além das tradicionais placas de aviso, de obrigação e de emergência, existem outros tipos de sinalizações no mercado. É o caso, por exemplo, de cones, pintura de canalizações, bem como coletes reflexivos, pedestais, correntes plásticas e fitas zebradas.
E você, já viu alguma delas no seu ambiente de trabalho?
Por que adotar a sinalização de segurança?
É inegável que prevenir é sempre melhor do que remediar. E quando falamos em segurança no ambiente de trabalho, esta máxima faz ainda mais sentido.
A sinalização de segurança é indispensável em qualquer espaço, uma vez que ajuda as pessoas a saberem como devem se comportar em determinada situação.
Além disso, a comunicação de forma clara e direta sobre a existência de riscos contribui para evitar acidentes e também demonstra a preocupação do empregador com seus funcionários. Isso sem contar que a sinalização é uma obrigação, regulamentada em lei, de forma que o não cumprimento pode causar sanções.
Por isso, é necessário adotar a sinalização de segurança o quanto antes. Ou, se for o caso, adequar o negócio para garantir a conformidade com a lei.
A boa notícia é que a Safetytrab pode te ajudar! Contamos com uma linha completa de EPIs, assim como placas e elementos de sinalização de segurança. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.
Quer acompanhar a movimentação do mercado de EPIs? Preencha o formulário abaixo!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.