Está em busca de um capacete para trabalho em altura e não sabe qual escolher? Continue lendo esse texto e desvende um pouco mais sobre o equipamento.
Considerado um equipamento de proteção individual (EPI), o capacete foi desenvolvido para atender aos profissionais que trabalham em altura, como o próprio nome sugere.
O que diz a lei sobre o capacete para trabalho em altura?
A NR 35 determina que a empresa contratante ofereça sempre as melhores condições de segurança aos trabalhadores.
Sobretudo, a norma estabelece EPIs específicos para trabalhos em locais com altura superior a dois metros do chão, como andaimes, escadas ou plataformas.
É o caso do capacete, que protege a cabeça do funcionário em caso de queda, bem como evita o impacto de objetos que podem cair durante o trabalho.
Como escolher o capacete para trabalho em altura?
Ao contrário do modelo tradicional, que tem uma aba na frente – e você já deve ter visto por aí -, o capacete para trabalho em altura é um pouco diferente, uma vez que ele não deve ter aba.
Além disso, o dispositivo precisa ter com um sistema jugular de três pontos. Isso porque, é ele que permite a fixação no queixo e evita a queda do equipamento.
Assim como outros EPIs, ele deve sempre estar em perfeito estado de uso e adequados às funções, sem rachaduras ou defeitos.
Contudo, muito embora a entrega dos materiais seja responsabilidade da empresa, cabe ao funcionário a utilização correta, assim como a guarda e conservação.
Como funciona um capacete para trabalho em altura?
Se você chegou até aqui, deve saber que o capacete é fundamental para proteger a cabeça contra impactos diversos. Em outras palavras, ele reduz as chances de acidentes.
Mas, você sabe como funciona o capacete para trabalho em altura?
De maneira geral, o sistema de proteção é composto pelo casco e suspensão. As partes atuam de forma simultânea na proteção e amortecimento. Assim, evitam os impactos na parte superior da cabeça, apesar de não contemplar incidentes laterais.
A jugular, por sua vez, tem a função de evitar o desprendimento do capacete.
Dicas para aumentar a durabilidade do capacete
A durabilidade dos EPIs tem relação direta com a forma como o usuário cuida deles.
Por isso, separamos abaixo alguns cuidados com a limpeza e manutenção que podem ajudar no dia a dia.
- Limpe seu capacete com água e sabão neutro após o uso;
- Utilize o equipamento corretamente;
- Não utilize o EPI fora do horário de trabalho;
- Evite sentar no capacete e transportar objetos nele;
- Guarde o equipamento após o uso em um local seco e arejado, protegido da luz solar.
Agora que você já sabe qual é o modelo ideal de capacete para trabalho em altura, que tal aproveitar para escolher o seu?
Entre em contato com a SafetyTrab! Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e contamos com profissionais capacitados para melhor te atender.
Quer saber mais sobre dicas e novidades do mercado? Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos da SafetyTrab em primeira mão!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.