Conheça a importância e saiba como escolher o calçado de segurança correto

Calçados de segurança

Proteger adequadamente os pés do trabalhador é vital para a garantia de segurança e saúde plena durante a execução de qualquer tipo de serviço. Por isso, a escolha de um calçado de segurança correto e em conformidade com as normas de segurança, é fundamental.

No entanto, a escolha deste EPI fundamental, pode tornar-se difícil, já que há uma grande variedade de produtos em todo o mercado.

Outro detalhe importante é a escolha de um calçado de tamanho adequado. Sapatos muito pequenos ou muito grandes podem causar problemas ao trabalhador, portanto, é fundamental certificar-se de que os calçados sejam bem ajustados. Tanto para as necessidades do trabalhador, como para as características do serviço a ser executado.

Seja por tamanho ou por funcionalidade, neste artigo, você verá algumas referências e instruções, que poderão elucidar suas dúvidas e auxiliar na escolha certa do calçado de segurança. Confira!

A análise preliminar de riscos

Portanto, o calçado de segurança, como qualquer outro equipamento de proteção individual , deve ser utilizado quando os riscos presentes no ambiente de trabalho não puderem ser evitados por meio de proteção coletiva. Ou mesmo por meio de medidas, métodos ou procedimentos de organização do trabalho (princípio de uso).

A análise de risco não responde a critérios pré estabelecidos e deve ser realizada pelo empregador, levando em conta a origem e a forma dos riscos (queda de objetos, golpes, esmagamento, perfurações, etc.).

Por outro lado, a análise dos riscos deve ser rigorosa e não simples avaliações qualitativas. Pelo contrário, a quantificação aproximada dos riscos é de grande importância.

Não é suficiente referir-se a riscos de queda de objetos ou esmagamento. A ênfase deve ser colocada em seu peso aproximado, queda de altura, impactos em queda livre ou projetados em velocidade, etc. Ela também deve especificar dados relacionados à temperatura e umidade do ambiente de trabalho, ambiente corrosivo, contato com água, solventes, líquidos corrosivos ou não e quaisquer outros que ajudem a concluir a análise.

calçados de segurança

Característica necessária para cada risco

Uma vez que os riscos tenham sido analisados, o próximo passo é definir os requisitos que o calçado de segurança deve ter, para responder eficazmente aos riscos presentes no local de trabalho. Para isso, serão levados em conta uma série de fatores específicos da origem e forma dos riscos avaliados, tais como:

  • Resistência ao impacto em queda livre;
  • Resistência a projeções de objetos em velocidade;
  • Resistência ao esmagamento;
  • Resistência à perfuração;
  • Resistência à dobragem;
  • Resistência à corrosão de ferrolhos e modelos de segurança de metal;
  • Resistência a agentes químicos;
  • Impermeabilidade à água, solventes, etc.;
  • Características antiderrapantes da sola;
  • Resistência ao contato com partículas incandescentes ou a altas temperaturas.

A quantificação de riscos envolve a determinação do desempenho dos calçados, para que eles sejam apropriados aos riscos que precisam ser protegidos.

calçados de segurança

Calçado para as características e riscos definidos

Depois de definir o desempenho do calçado necessário, para responder aos riscos no local de trabalho, deve ser feita a verificação dos calçados que existem no mercado com essas características.

O calçado de segurança deve ser validado e garantido pela ISO 9001/2008. Além disso, ele precisa estar devidamente analisado e creditado por laboratórios autorizados, e ter o CA emitido pelo Ministério do Trabalho (MTE).

Escolha do calçado de segurança

Uma vez que tenham sido obtidas as informações sobre os calçados que podem ser tecnicamente usados ​​no local de trabalho, o próximo passo é escolher a marca e o modelo.

Neste ponto, a participação do trabalhador, que é quem irá fazer o uso do calçado rotineiramente, deve ser contada, uma vez que suas próprias características podem ou não fazer uma certa escolha aconselhável. Em qualquer caso, algumas considerações serão levadas em conta:

  • Características dimensionais que garantem uma adaptabilidade correta ao pé;
  • Capacidade de absorção de suor da primeira sola;
  • Possibilidade de eliminar o vapor pelo cano e / ou material que forma o calçado para uma correta transpiração;
  • Impermeabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Bom design de fechamento que impede a penetração de corpos estranhos;
  • Deve pesar o mínimo possível;
  • Ausência de pontos que ao comprimir o pé causam desconforto (costuras e outras irregularidades internas);
  • Rigidez transversal do calçado que proporcionam estabilidade ao usuário;
  • Qualidades higiênicas de seus componentes;
  • Capacidade de absorção de energia da sola na parte do calcanhar.

Recomendações gerais para o uso de calçados de segurança

O trabalhador deve conhecer as limitações do calçado que será usado, os riscos presentes no local de trabalho e as considerações discutidas acima. Para isso, o empregador, em colaboração com os seus funcionários, deverá fornecer as informações relevantes. Além de providenciar as atividades de treinamento que forem necessárias.

Da mesma forma, o trabalhador deve ser informado sobre o significado da marca de qualidade do calçado e em qual local nele a proteção específica ou classe de uso é especificada.

O empregador deverá, ainda, solicitar as instruções de uso do fornecedor e treinar seus funcionários sobre o uso do equipamento. Sempre levando em conta que o calçado de segurança será usado apenas em uso individual.

É fundamental, também, avaliar as condições em que um calçado de segurança deve ser utilizado, em especial no que diz respeito à frequência de exposição ao risco, durante a execução, bem como as características do local de trabalho.

calçados de segurança

Dicas de manutenção e conservação de um calçado de segurança

O calçado de segurança deve ser fornecido gratuitamente pelo empregador. Já ao trabalhador, reside a responsabilidade de garantir o bom acondicionamento e condições de higiene do calçado, zelando por isso através de cuidados de manutenção e uso.

Em particular, os riscos devidos a sujeira, desgaste ou deterioração do calçado devem ser resolvidos por meio de:

  • Verificações periódicas;
  • Respeito das instruções de manutenção do fornecedor e;
  • Armazenamento correto.

Outra precaução que deve ser levada em conta por trabalhador e empregador, é o período de validade do calçado. Que é determinado pelo tempo que o calçado de segurança retém a sua função de proteção.

Nesse sentido, é necessário estabelecer diretrizes de resíduos que levem à substituição do modelo. Como orientação, algumas destas orientações são:

  • Quebra ou deformação da ponta ou modelo;
  • Quebra de qualquer parte do calçado;
  • Rachaduras ou alterações de montagem;
  • Deformidades permanentes que impedem uma correta adaptação ao pé;
  • Considerável aumento de peso devido às condições de uso.

No caso de ter sofrido as consequências de um acidente que ocorra com o calçado, os padrões e outros aspectos que podem ter sido alterados pelo incidente, devem ser observados com extrema meticulosidade.

O objetivo deve ser sempre o de garantir que o EPI continue a proteger a segurança do trabalhador. Em plenas e totais condições.

O melhor em Equipamentos de Proteção Individual

Agora que você conhece tudo sobre a importância, como escolher e conservar um calçado de segurança, não deixe de contar com a SafetyTrab. Nossa equipe está preparada para esclarecer todas as dúvidas e garantir que o EPI adquirido contribua, de fato, para a segurança do trabalhador. E seja perfeito, na relação de custo e benefício.

Confira hoje mesmo, a nossa linha completa de calçados de segurança. Oferecemos diversos tipos e modelos, para garantir o trabalho seguro, nas diferentes situações de trabalho.

Sobre a SafetyTrab:

Estamos em Sorocaba (SP), porém, atendemos a todo o Brasil. Garantindo o fornecimento de equipamentos de qualidade e que estejam em total conformidade às normas e regras de segurança vigentes.

Continue ligado no nosso blog, pois sempre teremos novidades e muita informação por aqui. Até a próxima.

Confira outras postagens do Blog SafetyTrab

One thought on “Conheça a importância e saiba como escolher o calçado de segurança correto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?