A importância do protetor solar para trabalhos externos

protetor solar

O Protetor Solar no dia a dia do trabalhador

Muitas pessoa que realize atividades em ambientes externos talvez não saibam da importância da utilização do protetor solar para realização da tarefa. Pois, mesmo em dias nublados, quando as nuvens cobrem o Sol, você ainda irá sentir os efeitos da luz solar em sua pele, causado pelo efeito chamado, mormaço. Dessa forma, isso ocorre porque os raios UV do Sol são muito fortes. Por isso, quando você passa horas sob o Sol diariamente, deverá estar extremamente bem protegido!

A NR – 21, elaborada pelo Ministério do Trabalho (MTE), deixa bem claro a proteção que os empregadores devem oferecer aos trabalhadores em atividades ao ar livre, contra a “insolação excessiva” (Art. 21.2). Isso envolve usar camisas e calças de manga comprida, chapéus, óculos de sol e buscar trabalhar à sombra, quando possível.

No entanto, isso não é suficiente!

Quando é realizado um trabalho ao ar livre, durante muito tempo sob o Sol, todos os dias, é imperativo que o trabalhador sempre seja protegido por um protetor solar.

Portanto, essa é a única maneira de ter certeza de que a pele estará devidamente protegida. Por isso, este artigo é importante. Nele, vamos ajudá-lo a compreender a importância do protetor solar, em trabalhos à céu abeto.

Além de dar dicas sobre como escolher o melhor protetor solar, que seja adequado às necessidades diárias do trabalhador ao ar livre. Confira!

O que avaliar na escolha do protetor solar para o trabalho à céu aberto?

É preciso ter certeza de que a pele do trabalhador esteja suficientemente protegida, quando forem realizados trabalhos externos.

Para isso, existem alguns pontos obrigatórios, que devem ser avaliados ao se escolher um protetor solar:

Proteção de amplo espectro

Se você conseguir se lembrar de apenas uma coisa sobre o protetor solar, lembre-se disso: você precisa fornecer proteção de amplo espectro.

Isso significa que a sua pele irá receber a proteção balanceada contra os raios UVA e UVB. Isso é essencial, porque os dois tipos de radiação ultravioleta funcionam de maneira diferente.

Os raios UVB danificam a camada externa da pele e fazem com que ocorram as queimaduras de Sol. Já os raios UVA penetram na camada mais profunda da pele (a derme) e provocam, entre outros danos, um envelhecimento prematuro.

Protetor a

A proteção de amplo espectro é vital, porque a exposição a ambos os tipos de raios UV aumenta o risco de câncer de pele. E essa proteção é especialmente importante para trabalhadores externos, que estão constantemente expostos à força prejudicial dos raios UV do Sol.

Felizmente, é bastante fácil encontrar protetores solares que fornecem proteção de amplo espectro no mercado. Você poderá identificar um protetor solar de amplo espectro observando o rótulo e a lista de componentes químicos dele.

O rótulo pode conter palavras como “amplo espectro”, “alta / muito alta proteção” ou “UVA / UVB”, deixando claro que eles fornecem a proteção suficiente.

Você também pode verificar a lista de componentes, que devem conter óxido de zinco e/ou dióxido de titânio.

Os protetores solares com óxido de zinco, em particular, protegem contra toda a gama de raios UVA / UVB. Por isso, eles são sempre uma escolha eficaz e segura, para trabalhadores à céu aberto.

Qual o melhor Fator de Proteção Solar (FPS) para trabalhos à céu aberto?

O fator de proteção solar (FPS) pode ser uma coisa que gera muitas dúvidas. No entanto, é uma especificação muito importante e que ajuda a decidir qual protetor solar comprar. Mas, o que isso realmente significa?

Dando uma explicação simplificada, a classificação FPS informa qual a fração dos raios solares que atingirá a pele, se o protetor solar tiver aplicado corretamente.

Isso significa que, se você estiver usando um filtro solar com um FPS de 50, então, apenas 1/50 dos raios solares atingirão a sua pele.

No entanto, usar um protetor solar com um FPS de 50, não significa que você poderá permanecer sob a luz do Sol por 50 vezes mais tempo, do que se não estivesse usando um filtro solar.

Além disso, existem muitos fatores que influenciam a eficácia do FPS, incluindo a hora do dia, a quantidade de protetor solar aplicada corretamente e até mesmo reflexos de raios solares vindos de superfícies, como água e areia.

Dê uma olhada nesta tabela, para ver quanto de proteção você recebe com diferentes classificações de FPS:

FPS

Proteção UVB

Nenhum

0%

2

50%

15

93%
30

97%

50

98%

100

99%

Como você pode ver, há pouca diferença entre uma classificação de FPS de 30 e uma de 100. Então, qual é a classificação de FPS que deve ser escolhida, quando haverá trabalho ao céu aberto?

O consenso geral, entre os dermatologistas, é a de escolher protetores solares com índices FPS não inferiores a 30 e não superiores a 60.

Além disso, é importante reaplicar o protetor solar, pelo menos a cada duas horas, quando estiver trabalhando em ambientes externos, independentemente da classificação FPS que for escolhida.

protetor solar

Protetores solares físicos são melhores do que os químicos

Os protetores solares podem ser divididos em dois grupos principais: químicos e físicos.

As diferenças entre esses grupos estão em seus componentes ativos e na maneira como trabalham para proteger a pele. Os filtros solares químicos absorvem os raios UV, à medida que eles chegam na pele. Já os filtros solares físicos refletem os raios UV, antes mesmo deles chegarem à pele.

Existem inúmeras razões para escolher protetores solares físicos, em relação aos químicos. Para começar, eles protegem a pele contra os raios solares de forma mais eficaz e fazem isso em um amplo espectro de UV. Simplificando, eles são melhores protetores solares.

Além de:

  • Ativação imediata após a aplicação;
  • Durar mais tempo na pele;
  • São menos propensos a causar irritação;
  • Tem uma vida útil mais longa.

Protetor solar fator 60

Escolha um protetor solar à prova d’água

Para trabalhos em ambientes externos, é importante escolher um filtro solar de força industrial. Dessa forma, significa que é preciso um protetor solar que continue protegendo a pele do trabalhador, apesar dos elementos e outros fatores, como a transpiração corporal.

No entanto, geralmente, os protetores solares mais comuns no mercado estão aptos para 40 ou 80 minutos de resistência à água.

Trabalhar ao ar livre é rigoroso e muito tempo do trabalho ocorre diretamente sob os raios UV do Sol. E, normalmente, este tipo de exposição irá gerar uma natural transpiração.

Por isso, a recomendação geral é pela escolha de protetores solares que ofereçam 80 minutos de resistência à água. Isso tornará o dia de trabalho mais fácil, com menos necessidades de reaplicações.

É importante escolher um protetor solar adequado para uso diário

O trabalhador ao ar livre irá passar grandes partes do dia sob o Sol. Isso significa que é preciso um protetor solar que funcione bem com a pele, no dia-a-dia.

Para isso, precisa de uma fórmula suave, com componentes que não irritarão a pele, conforme o uso consistente.

Também é preciso considerar quaisquer sensibilidades, alergias ou condições da pele que o trabalhador tenha. Pois estes fatores podem ter um grande impacto na eficácia do protetor solar.

Conclusão

Esperamos que, ao ler este artigo, você possa ter uma visão mais profunda do que é preciso para proteger adequadamente a pele do trabalhador, em ambientes externos e saiba, agora, como encontrar um produto que atenda às necessidades de segurança.

Lembre-se das dicas que passamos acima e, além disso, procure sempre produtos de qualidade comprovada.

E aqui na SafetyTrab, nós sempre nos preocupamos com isso e trabalhamos apenas com fornecedores de equipamentos de proteção individual certificados e com forte reputação no mercado.

Confira nossa linha completa de produtos para proteção e higienização da pele. Oferecemos  protetores solares, cremes de proteção e repelentes com disponibilidade de entrega para todo o Brasil.

Sobre a SafetyTrab

Tudo o que é necessário para garantir o trabalho seguro, nas diferentes situações.
Estamos em Sorocaba (SP), porém, atendemos a todo o Brasil. Garantindo o fornecimento de equipamentos de qualidade e que estejam em total conformidade às normas e regras de segurança vigentes.
Dúvidas ou comentários? Deixe-as registradas abaixo.
Teremos o maior prazer em responde-las.
Continue ligado no nosso blog, pois sempre haverá novidades e muita informação por aqui. Até a próxima!

Confira outras postagens do Blog SafetyTrab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove + dez =

WhatsApp chat