EPI Antiestático – Proteção ESD

Os EPIs são fundamentais na indústria, mas no caso de trabalhadores que atuam em locais onde há risco de descarga eletroestática (ESD), os equipamentos são ainda mais importantes.

Os EPI Antiestático desempenham um papel fundamental quando o assunto é prevenção a acidentes de trabalho, principalmente, no caso de trabalhadores que atuam em locais onde há risco de descarga eletroestática (ESD), afinal, eles são ainda mais importantes nesses ambientes.

Isso inclui a indústria de um modo geral – têxtil, farmacêutica, de alimentos, eletrônica, petroquímica, agricultura, automotiva, tintas e plásticos -, além de postos de gasolina e transporte de combustível. Ou seja, locais onde há substâncias e gases inflamáveis, vapores e pós suspenso, por exemplo.

O que é uma descarga eletroestática?

Antes de mais nada, vamos relembrar o conceito de descarga eletrostática (ESD). O termo se refere à liberação de eletricidade estática quando dois objetos entram em contato, gerando um acúmulo de cargas elétricas, positivas ou negativas. 

Ou seja, quando o corpo ou material passa pelo processo de eletrização e, depois, fica carregado de forma positiva ou negativa. Mas, por que isso é perigoso? Simples! Dependendo do local de trabalho, os riscos ESD podem incluir:

  • Explosões;
  • Incêndios;
  • Problemas de Saúde;
  • Danos em componentes eletrônicos.

Quais os EPIs para descarga eletroestática (ESD)? 

De acordo com a NR-10, que trata sobre segurança em instalações e serviços de eletricidade, “os processos ou equipamentos susceptíveis de gerar, ou acumular eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivos de descarga elétrica.”

E é aí que entram os EPIs. Amplamente utilizados em diversos setores da economia, os equipamentos de proteção visam evitar problemas e acidentes durante a jornada de trabalho. Por outro lado, quando falamos em descarga eletroestática (ESD), a preocupação deve ir além. Confira abaixo os principais EPIs para ESD.

Calcanheira e Calçados antiestáticos

Os calçados antiestáticos permitem a dissipação das cargas eletroestáticas do corpo para o chão e evitam acidentes mais graves. Dessa forma, o uso desses EPIs é essencial em diferentes segmentos da indústria e em ambientes explosivos de forma geral, além de postos de gasolina, cabines de pintura, transporte de combustível, abastecimento de caminhões-tanques, entre outros. 

Jaleco Antiestático

Desenvolvido especialmente para garantir maior segurança durante a manutenção de equipamentos eletrônicos, o jaleco antiestático impede que ocorram danos em razão da energia estática.

Luva Antiestática

Projetada especialmente para aplicações ESD, a luva antiestática é produzida a partir de materiais como nylon, látex, nitrílica ou vinil, que conferem mais conforto e garantem uma dissipação estática confiável, além de ser eficiente e durável.

O modelo foi pensado para facilitar o manuseio de filmes sensíveis, placas de circuitos, componentes eletrônicos, instrumentos de precisão, dentre outros, sendo ideal para quem trabalha em ambientes estáticos. Além disso, o EPI antiestático garante muito mais segurança para os trabalhadores que estão preocupados com a carga estática acumulada em seu próprio corpo.

Óculos de Proteção – EPI Antiestático

Os óculos de proteção desempenham um papel importante na manutenção da integridade física dos trabalhadores, uma vez que garante a perfeita visualização de objetos e superfícies e protege contra impactos, respingos, poeira, luminosidade intensa e incidência indireta de raios UVA e UVB.

Quer saber mais sobre o mercado de EPIs? Assine a nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    💬 Precisa de ajuda?