Com o novo avanço da variante Ômicron e da influenza, muito tem se falado sobre a utilização de máscaras mais eficientes e manutenção dos cuidados com a higienização das mãos e distanciamento social. Nesse sentido, surge, também, outra dúvida: como reutilizar a máscara PFF2?
Não é segredo para ninguém que as máscaras PFF-2 (N-95) são as que possuem melhor desempenho na prevenção do coronavírus. Assim, elas devem ser utilizadas sempre que for preciso sair de casa, principalmente em lugares fechados e com maior fluxo de pessoas.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), embora as máscaras não tenham sido feitas para serem utilizadas mais de uma vez, diante do cenário atual, a recomendação é de que elas sejam reutilizadas de forma responsável.
O que é a máscara PFF2?
Centro dos holofotes, a máscara PFF2 (Peça Facial Filtrante) possui um poder de filtragem maior que as cirúrgicas, sendo muito usada por profissionais da saúde. Também chamadas de respiradores, esse tipo de máscara é considerado em EPI e se destaca por ser capaz de cobrir nariz e boca. Com isso, é possível vedar o rosto.
Assim, além de reter as gotículas, ela ainda protege o usuário de outras partículas minúsculas que ficam suspensas no ar por alguns minutos e que contém o vírus.
Dicas para reutilizar máscara PFF2 de forma segura
É importante notar que as máscaras devem descansar de três a cinco dias, sempre em um local sem exposição ao sol, seco e arejado. Não à toa, recomenda-se ter mais de uma delas à disposição. Se possível, uma para cada dia da semana.
Dessa forma, depois da utilização, tire o respirador segurando apenas nos elásticos, sem tocar a parte externa, que pode estar contaminada, e lave bem as mãos.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os respiradores devem ser reutilizados até cinco vezes, mas o ideal é manter a integridade do item. Isso significa que é preciso prestar atenção e descartá-la assim que apresentar qualquer sinal de deterioração.
Outro ponto importante está relacionado à forma de desinfecção desse tipo de produto. Ao contrário do que se imagina, não é possível usar álcool 70 para higienizar a máscara PFF2 e muito menos lavar com água e sabão. Ambas as ações podem danificar a filtragem de ar da máscara.
Gostou desse artigo? Compartilhe esse conteúdo com a sua rede e ajude para que outras pessoas entendam como reutilizar máscaras PFF2.
Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.