O trabalho em altura apresenta inúmeros riscos que não fazem parte da realidade de trabalhadores de outras funções. Por isso, para garantir a segurança de todos que estão envolvidos em tarefas realizadas acima dos 2 metros de altura, é essencial utilizar corretamente os EPIs e respeitar as normas.
Quer saber mais? Confira quais são os EPIs ideais para montar um kit para trabalho em altura e sua importância!
EPIs essenciais para trabalho em altura
A modalidade é regida pela norma regulamentadora NR 35, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. Em outras palavras, ela garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.
Além disso, a norma prevê, também, o uso de EPIs específicos que dão mais estabilidade e segurança aos profissionais. Dessa forma, é possível garantir a conformidade com a lei e, ainda, prevenir riscos e acidentes.
Dentre os principais equipamentos de proteção utilizados nesse tipo de trabalho, destacam-se:
Cinto de segurança tipo paraquedista
O uso do cinto de segurança nas atividades em altura é fundamental para minimizar e evitar eventuais quedas. O modelo, que é bem parecido com o cinturão usado por paraquedistas, prende o colaborador a outros elementos, como trava quedas ou talabarte, assegurando que ele se mantenha conectado a um ponto de ancoragem seguro.
Talabartes para trabalho em altura
Embora o uso do cinturão de segurança de forma correta seja essencial, a eficácia depende diretamente de um outro item, os talabartes. Há, atualmente, três modelos: o simples, Y e o de posicionamento.
O primeiro se refere a uma extensão do cinto, constituído por uma fita com um ponto de ancoragem. Assim, em uma situação de perigo, o trabalhador ficará preso, podendo se soltar normalmente quando estiver em um local seguro.
Já o segundo, que é considerado o mais seguro, possui três pontos de ancoragem. O modelo, aliás, é o mais indicado para quem trabalha em andaimes, por exemplo, devido ao alto risco de quedas durante o trânsito de pessoas.
O talabarte de posicionamento, por sua vez, não protege contra quedas e, portanto, precisa ser usado com outro talabarte. Sua finalidade é auxiliar os profissionais a se posicionar corretamente e deixar as mãos livres para a execução do trabalho.
Trava-quedas
Também em conjunto com o cinto de segurança e os talabartes, o trava-quedas é amplamente recomendado para quem precisa se movimentar com mais facilidade e segurança.
Isso porque, ele segue o mesmo mecanismo do cinto de segurança de veículos. Ou seja, caso o trabalhador sofra uma queda, a trava segura o cinto e evita o acidente.
Capacete com jugular
No trabalho em altura, contar com um item que protege a cabeça do trabalhador é indispensável. Afinal, o profissional fica exposto a diversos riscos e qualquer ferimento pode causar uma queda.
Mas, diferentemente do capacete normal, este modelo possui uma fita que prende por baixo do queixo, evitando que o mesmo caia facilmente.
Botinas de segurança para trabalho em altura
Também indispensáveis, as botinas de segurança fazem parte do kit para trabalho em altura. Afinal, ninguém está imune a escorregar em cima de um andaime, não é mesmo?
E é justamente para evitar esse tipo de situação que as botas existem. Elas protegem, ainda, os pés de eventuais quedas de ferramentas ou obstáculos.
Óculos de segurança
Outro item importante são os óculos de segurança, que ajudam a proteger os olhos contra corpos estranhos e pó, bem como contra raios solares ou claridade.
Luvas de Segurança para trabalho em altura
Por fim, mas não menos importante, estão as luvas. Fundamentais em grande parte da indústria, elas ajudam a proteger as mãos de produtos químicos e ferimentos por agentes externos. Além disso, permitem mais segurança no manuseio de materiais.
Juntos, estes equipamentos ajudam a garantir a segurança de quem realiza diariamente trabalho em altura.
Agora que você já sabe como montar seu kit para trabalho em altura, que tal aproveitar para conferir nossas promoções?
Quer ficar por dentro das novidades do mercado de EPIs? Preencha o formulário abaixo e receba a newsletter da SafetyTrab!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.