A comunicação entre empregados e empregadores é essencial para manter um ambiente saudável e evitar o risco de acidentes. Dados da Organização Internacional do Trabalho revelam que a cada 15 segundos um trabalhador morre em razão de acidente ou doença do trabalho no mundo.
O estudo revela ainda que, em média, 160 trabalhadores são vítimas de acidentes relacionados ao trabalho no mesmo período. Com dados tão expressivos, é essencial trabalhar para minimizar os impactos e riscos de acidentes.
E a melhor forma de fazer isso é justamente conscientizando os colaboradores e adotando medidas que visam a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais dentro do ambiente de trabalho.
Como conscientizar os colaboradores sobre o risco de acidentes?
Da indústria aos hospitais, passando por açougues, farmacêutico, mineração e outros, todos os setores da economia oferecem risco de acidentes, em menor ou maior grau. Por isso, entender mais sobre a segurança do trabalho e conscientizar os colaboradores é fundamental para garantir um ambiente seguro.
Afinal, são essas pequenas ações que ajudarão a:
- Reduzir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
- Garantir a integridade física dos colaboradores;
- Eliminar condições indignas de trabalho; e
- Seguir a legislação vigente no país e se adequar a cada requisito legal.
Para tanto, é preciso ir além do uso de EPIs e EPCs. Oferecer cursos, seminários, treinamentos e workshops sobre as boas práticas de prevenção aos acidentes de trabalho, por exemplo, é uma alternativa interessante e que promete resultados positivos.
A conscientização traz como benefícios imediatos a redução do número de licenças e afastamentos por questões de saúde. Da mesma forma, promover ações com o objetivo de gerar mais saúde e segurança no trabalho aumenta a sensação de bem-estar no trabalho e a produtividade.
Por que investir em segurança do trabalho e evitar risco de acidentes?
A adoção de medidas que visam reduzir o risco de acidentes ou minimizar os problemas relacionados à segurança do trabalho está prevista em lei. Mas isso exige esforços em diversas áreas, bem como uma boa gestão, previsão e planejamento.
A melhor forma de conscientizar os colaboradores sobre os riscos e importância da segurança do trabalho é investir em treinamentos periódicos com foco nos principais procedimentos internos.
Da mesma forma, é preciso trabalhar ações cotidianas para manter a segurança das suas atividades, além de sinalizações de segurança e disponibilização de EPIs.
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.