Quais são os EPIs para o trabalho com óleos e graxas?

Imagem de um trabalhador usando EPIs adequados enquanto limpa uma superfície de trabalho com óleo e graxa, ressaltando a importância da segurança no ambiente industrial.

O uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) é indispensável para o trabalho com óleos e graxas, visando manter a segurança e o bem-estar no ambiente laboral.

Afinal, a exposição contínua aos óleos e graxas sem a devida proteção pode ocasionar problemas respiratórios, irritações cutâneas e acidentes graves.

Diante da seriedade dos riscos, existem normas em relação ao uso de EPIs para proteger todos os profissionais que lidam com esse tipo de produto em sua rotina. Nós trouxemos mais detalhes e informações sobre o tema para te auxiliar em suas compras e proteção de sua equipe.

Principais Riscos para Quem Trabalha com Óleos e Graxas

Antes de mais nada, é importante ter clareza de que esse tipo de trabalho expõe o profissional a uma série de riscos, entre eles:

1.     Riscos à saúde da pele

O contato contínuo com óleos e graxas por falta de EPIs adequados é prejudicial para a pele, podendo causar dermatites, alergias e danos irreversíveis. Além disso, também há risco de queimadura dependendo de qual é o maquinário usado, devido ao fato de ser um equipamento que emite calor.

Portanto, o ideal é que o profissional utilize proteção para evitar queimaduras e outros danos durante o expediente.

2.     Intoxicação e riscos respiratórios

Utilizar óleos e graxas no dia a dia expõe o colaborador ao risco de se intoxicar com o produto. Mesmo quando a intoxicação é leve, os danos podem ser provocados na pele, sistema respiratório e olhos.

Portanto, a exposição direta e/ou prolongada ao material é prejudicial para a saúde, podendo provocar danos irreversíveis. Além disso, dependendo do grau de intoxicação é necessário prestar primeiros socorros ao profissional, o que faz com que seja necessário ter equipe capacitada para tal na empresa.

3.     Possibilidade de sofrer acidentes e lesões

A dinâmica do trabalho com óleos e graxas expõe as pessoas a uma série de riscos, como o de escorregar no óleo e sofrer uma queda. Além disso, também existe o risco de alguma ferramenta cair ocasionando danos superficiais ou mais graves por ser um ambiente escorregadio.

Portanto, é preciso adotar cuidados de proteção para minimizar a frequência desse tipo de acidente.

4.     Exposição aos riscos auditivos

No ambiente em que o profissional atua com óleos e graxas é comum estar exposto ao ruído das máquinas que operam com esses óleos.

Naturalmente os equipamentos desencadeiam o risco de perda auditiva, por causa dos ruídos contínuos. Portanto, visando minimizar problemas o ideal é que se tenha o uso de protetor auricular para evitar danos permanentes.

Quais são os EPIs para Óleos e Graxas?

Diante dos riscos, é importante ter clareza sobre quais são os EPIs para a atuação com óleos e graxas, conheça mais a respeito:

1.     Luvas Nitrílicas

As luvas nitrílicas são importantes para proteger as mãos durante o trabalho. Utilizando as luvas nitrílicas é possível evitar o contato direto das mãos com as substâncias que podem ocasionar queimaduras e cortes.

Para que sejam eficazes, é preciso ter o correto armazenamento das luvas e sempre averiguar se estão íntegras antes de iniciar o expediente.

2.     Avental de Proteção

O avental de proteção é uma camada extra que cobre a pele, evitando que respingos de óleos possam cair e ser absorvidos pela pele. Além disso, o equipamento evita que a pessoa se suje durante o expediente. O ideal é usar roupas e aventais sempre limpos e inspecionar a integralidade do EPI antes de cada expediente.

3.     Creme de Proteção para as Mãos

O creme protetor é importante até mesmo para auxiliar na limpeza das mãos após concluir o trabalho. A utilização de creme é indispensável mesmo com o uso de luvas nitrílicas.

Com o uso do material é possível evitar ressecamentos das mãos, facilitar a higienização e evitar possíveis infecções da pele.

No mais, é útil reaplicar o creme com a frequência indicada, o que viabiliza a máxima proteção. Afinal, o material é eficaz por algumas horas.

4.     Protetores Auriculares

Existem diferentes tipos de protetores auriculares que farão o efeito de proteger a audição, evitando danos permanentes. É importante ter clareza sobre qual é o nível de ruído para que seja possível escolher o protetor adequado, de acordo com o grau de exposição ao barulho do maquinário.

5.     Respirador

O vapor dos óleos e graxas pode trazer inúmeros danos para o sistema respiratório de quem está continuamente exposto ao produto. Por isso, é preciso escolher um respirador com capacidade de purificar essas partículas que secam e evaporam impregnando o ar. A escolha assertiva do modelo de respirador depende das condições ambientais que precisam ser analisadas para que possa selecionar o EPI indicado para cada colaborador.

Dicas para Escolher os EPIs Adequados

Escolher os EPIs adequados depende de uma série de detalhes, como a análise e identificação dos riscos que o ambiente laboral oferece, para que se tenha a proteção com a qualidade necessária para preservar a saúde do colaborador.

Além disso, é preciso considerar as características específicas dos EPIs, para que sejam resistentes aos produtos oleosos e graxos em geral.

Dessa forma, é possível garantir que a compra de materiais seja adequada à realidade na qual o colaborador está inserido.

No mais, é importante analisar o aspecto do conforto que cada EPI oferece. Afinal, a adesão ao uso depende diretamente do grau de conforto oferecido durante o uso.

Para que a compra seja eficaz, é importante ter um fornecedor de EPI confiável. Uma vez que, o fornecedor deve oferecer produtos de alto padrão para a proteção de sua equipe.

Tendo em vista que, é necessário usar itens que estão alinhadas às normas regulamentadoras. A SafetyTrab oferece todos os equipamentos de proteção individual necessários para a rotina de trabalho com óleos e graxas.

Portanto, é um fornecedor estratégico para sua empresa, proporcionando a reposição dos itens necessários para a segurança de todos.

Conclusão

Uma vez compreendida a dinâmica de riscos respiratórios, riscos de danos à pele e uma série de problemas que são comuns em ambientes de trabalho com óleos e graxas, é importantíssimo selecionar os EPIs adequados para a segurança e a saúde dos trabalhadores de sua empresa.

Aproveite a possibilidade de efetuar a sua compra com um fornecedor confiável como a SafetyTrab, para que possa promover a segurança em sua empresa.

Invista em treinamentos contínuos para que seus colaboradores possam utilizar os EPIs adequados e os acidentes e danos sejam evitados.

Dessa forma, o cotidiano de trabalho será beneficiado, promovendo boa produtividade e minimização dos riscos de acidentes no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?