Os 7 Principais Riscos em Silos e Como se Prevenir

Colaborador na travessa de silos com o texto " Os 7 Principais Riscos em Silos e como se prevenir"

Para proteger seus empregados dos principais riscos em silos, é preciso entender quais são os acidentes mais frequentes nestes locais. Esses reservatórios são gigantescos e sua capacidade de armazenar toneladas pode representar um sério perigo aos colaboradores se as medidas de segurança não forem rigorosamente observadas. Saiba mais sobre o tema a seguir e adote os devidos cuidados

Qual a importância da segurança para armazéns e silos?

Ainda hoje, muitos gestores não estão cientes dos principais riscos em silos. Desta forma, precisamos informar que toda a regulamentação está na NR-33 do Ministério do Trabalho e Emprego. Esta norma serve como base para definir a responsabilidade da suam empresa em ambientes confinados e mostra a necessidade de:

  • Providenciar equipamentos de proteção individual: que são essenciais e podem salvar a vida do empregado, principalmente em espaços confinados.
  • Sinalizar locais confinados: para alertar a todos sobre os perigos do local e indicar as precauções necessárias para trabalhar com silos.
  • Controlar o acesso aos silos: para garantir que apenas pessoal treinado e autorizado entre nesses espaços perigosos.
  • Capacitar os empregados: para que os trabalhadores compreendam os riscos iminentes e saibam como agir de maneira segura.
  • Oferecer supervisão qualificada: isso aumenta a chance dos procedimentos de segurança serem seguidos corretamente e garante a conformidade com as leis trabalhistas.

O conhecimento é uma das melhores formas de evitar tragédias. Garantir que todos na empresa estejam informados e capacitados para lidar com os riscos associados aos silos é indispensável para proteger a vida dos trabalhadores e a garantir a eficiência das operações.

Quais os principais riscos de acidentes em armazéns e silos?

Conforme o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, explosões em silos frequentemente ocorrem devido ao acúmulo de poeira e ao descumprimento das regulamentações trabalhistas. Portanto, não oferecer condições adequadas de segurança e não treinar as equipes sobre como se proteger são as principais causa de acidentes fatais nas empresas. 

No caso dos reservatórios, o risco é tão grave que, dependendo do material armazenado, é recomendável utilizar silos menores ou reduzir o tempo de armazenagem dos produtos. Mas antes de tomar qualquer tipo de decisão, confira a seguir os sete maiores riscos que os colaboradores correm:

1. Explosão 

Um dos principais riscos em silos que precisa ser mencionado é o de explosão. A poeira atua como um material altamente inflamável, e nem é necessário um excesso de partículas para causar uma explosão.

O processo de combustão da poeira pode ser desencadeado rapidamente por uma faísca ou calor excessivo dos materiais. Para evitar esse tipo de acidente, é preciso implementar sistemas de controle de partículas e ventilação adequada, além de fazer a manutenção regular dos equipamentos e a limpeza das áreas de armazenamento. 

E lembre-se que, mesmo na parte externa do silo, soldagens podem gerar faíscas que causam incêndios, então evite realizar essa atividade perto dos silos. Por fim, use (EPIs) antiestáticos que ajudem a prevenir a geração de faíscas por eletricidade estática.

2. Quedas

Como os silos são geralmente estruturas gigantescas, a realização de manutenções e acessos na área externa também é perigosa. Uma queda pode resultar em ferimentos graves ou até mesmo em óbitos. Felizmente, a NR-35 do Ministério do Trabalho e Emprego regulamenta diretrizes para minimizar riscos. 

A melhor maneira de evitar acidentes em trabalhadores em alturas é treinar eles corretamente, designar supervisão constante, exigir o uso de EPIs como cinturão de segurança, por exemplo, e também fornecer Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), garantindo a proteção de todos no ambiente de trabalho.

3. Incêndios

A poeira gerada no processamento dos grãos consegue liberar gases inflamáveis, aumentando a chance de incêndios, o que pode ser gravíssimo em um silo. Desta forma, vale a pena investir na ventilação natural e artificial para impedir este acúmulo.  

Sua empresa pode instalar sistemas específicos de detecção e combate a incêndios, como sensores de poeira e gás, além de sistemas automáticos de supressão. Também é preciso garantir que os equipamentos sejam parados enquanto os funcionários estiverem nos túneis.

4. Sufocamento

Este é um dos principais riscos em silos. Uma queda no reservatório sem o devido equipamento de segurança normalmente é fatal, pois o alto volume de material logo sufoca o colaborador e torna o resgate rápido praticamente impossível.

Para evitar acidentes, use plataformas seguras para deslocamento e forneça o uso de equipamentos de proteção adequados para a função. Além disso, garanta que os locais sejam devidamente ventilados e monitorados para manter a segurança e a saúde dos trabalhadores.

5. Lesões respiratórias e dos olhos

Devido à atmosfera cheia de partículas, os empregados podem sofrer com sérios problemas respiratórios e oftalmológicos, mesmo a curto prazo. Para prevenir esses riscos, além de implementar a ventilação no ambiente, é preciso oferecer o uso de máscaras e óculos de proteção adequados para a tarefa. 

Se você busca EPIs sustentáveis e de qualidade, visite o site da Safety Trab agora mesmo para encontrar as principais opções de produtos para sua empresa. Trabalhamos com as melhores marcas para que você possa proteger sua equipe com confiança.

6. Acidentes por falha de manutenção

É necessária a manutenção preventiva e preditiva dos maquinários, assim como verificar se as estruturas físicas, como escadas e instalações elétricas, estão em condições ideais. Isso é tão importante quanto fornecer equipamentos e treinamentos. 

Manter essas condições assegura um ambiente de trabalho seguro e reduz o risco de acidentes. Então estabeleça e siga a risca um calendário de manutenção e implemente protocolos de resposta e treinamento contínuo. 

7. Inalação de gases tóxicos

O empregado também pode se sufocar com os gases emitidos nos túneis, que se acumulam no local. Isso acontece devido às reações químicas, que podem formar formam Dióxido de Carbono, Metano, Monóxido de Carbono ou até Amônia, por exemplo.

A solução é utilizar máscaras adequadas e acompanhar a emissão destes gases para evitar que se tornem um risco a curto ou longo prazo à saúde do funcionário. E claro, considere sempre a ventilação do local para dispersar esta concentração química.

Conclusão

O objetivo deste artigo foi te conscientizar sobre os principais riscos em silos, que, como é possível perceber, são diversos. Então, não deixe de providenciar todos os materiais necessários para o cumprimento das tarefas. Assim, você se protege legalmente e cumpre seu dever ético em relação aos funcionários.

É função de toda empresa garantir que seus colaboradores voltem saudáveis para suas famílias. Se você tem dúvidas sobre como protegê-los, busque sempre a consultoria de profissionais capacitados para gerenciar esses riscos. Afinal, a melhor forma de proteção é revisar e aprimorar constantemente as práticas de segurança nos silos.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog! Preencha o formulário abaixo para receber dicas e informações sobre EPI’s e segurança do trabalho.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    💬 Precisa de ajuda?