Luvas de segurança: Como escolher o EPI correto e garantir a segurança plena do trabalhador

Luvas de segurança

Todo trabalhador, por mais diferente que seja a sua função, depende de suas mãos, para executar algum trabalho. E para proteger as mãos, o uso de luvas de segurança é imprescindível.

Pois, desde manusear um equipamento, até a fazer o ajuste manual de alguma peça, as mãos de um trabalhador estarão expostas à diversos riscos. Portanto, implica naturalmente, implica em uma necessidade por zelar pela segurança dos trabalhadores nestas situações.

Conhecer sobre como escolher, utilizar, manusear e armazenar as luvas de seguranças, é fundamental. Isto porque este equipamento de proteção individual, apesar de rotineiro, pode evitar diversos acidentes e incidentes graves.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância das luvas de segurança para a proteção dos trabalhadores. Conheça os tipos de luvas disponíveis no mercado e saiba como escolher a mais indicada, para os variados tipos de trabalho.

O que são as luvas de segurança?

As luvas de segurança são equipamentos de proteção individual preparados para proteger as mãos dos trabalhadores. Elas evitam cortes, queimaduras e perfurações, nos dedos e nas mãos.

Além de protegerem a segurança dos trabalhadores, as luvas de segurança ainda auxiliam no manuseio de alguns equipamentos. Pois, elas permitem que os materiais tenham maior aderência, escorregando menos e garantindo a qualidade do trabalho executado.

Dessa forma, a Norma Regulamentadora Nº 6, que regulamenta as regras de uso e obrigatoriedade dos equipamentos de proteção individual no Brasil, define as luvas de segurança como equipamentos para proteção dos membros superiores.

Os tipos de luvas de segurança na NR 6:

  1. Luva de segurança para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes;
  2. luva de segurança para proteção das mãos contra agentes cortantes e perfurantes;
  3. luva de segurança para proteção das mãos contra choques elétricos;
  4. luva de segurança para proteção das mãos contra agentes térmicos;
  5. luva de segurança para proteção das mãos contra agentes biológicos;
  6. luva de segurança para proteção das mãos contra agentes químicos;
  7. luva de segurança para proteção das mãos contra vibrações;
  8. luva de segurança para proteção das mãos contra radiações ionizantes.

No entanto, o uso das luvas é obrigatório quando houver trabalho que envolva manuseio de produtos ou condições, como eletricidade, riscos químicos, de corte ou de queimadura. Em suma, que apresentem risco à saúde do trabalhador. Porém o uso das mãos seja indispensável à correta execução do serviço.

Qual o modo correto de utilização das luvas de segurança?

Tão importante quando a própria presença da luva de segurança, é a correta utilização deste EPI. A luva de segurança deve sempre ser utilizada com a face correta exposta. Geralmente, a face correta para trabalho é aquela na qual estarão as cores e marca do fabricante, entre outras informações.

É fundamental, também, que a luva seja disposta corretamente na mão do trabalhador. Pois, ao contrário de luvas de látex descartável, como aquelas usadas por médicos e enfermeiros, por exemplo, as luvas de segurança apresentam lados determinados.

Para o trabalho de médicos e enfermeiros, é importante agilidade para colocar e retirar as luvas. Por isso, não importa muito o lado da luva. Não há definição sobre qual lado da luva deve estar na palma e no dorso da mão.

Entretanto, para as luvas de segurança, os fatores mais importantes são a segurança e também a ergonomia do trabalho. Por isso, cada luva terá definida qual lado é o da palma e qual lado é o do dorso da mão.

Pois, a utilização incorreta da luva de segurança poderá acarretar em prejuízo à eficiência do trabalho a ser executado, além de diminuir o potencial de proteção do equipamento de segurança.

Qual o tipo de luva mais adequado para cada trabalho?

Luvas de segurança em látex natural

luvas-de-seguranca-15 luvas-de-seguranca-14

Este tipo de luva feita em látex natural, é ideal para a construção civil, na limpeza e coleta de resíduos urbanos e industriais, carga e descarga de materiais, colheita agroindustrial, indústrias de vidros e manutenção e manuseio de peças secas ou úmidas.

Dessa forma, ela oferece ao trabalhador conforto e segurança no manuseio de materiais e no contato com materiais químicos. Além de ter característica antiderrapante, garantindo segurança e eficiência ao trabalhador.

Luvas de segurança em aramida

luvas-de-segurança-3

As luvas de segurança em aramida são indicadas para trabalhos na indústria de vidro, siderurgia, fundição, cozinhas industriais, trabalhos com solda e indústria de cerâmica.

Em suma, fornecem resistência térmica ao trabalhador. Fator fundamental para a garantia de segurança dos trabalhos nestes setores.

Luvas de segurança em PVC

luvas-de-segurança-4

As luvas de segurança em PVC são utilizadas na indústria química e petroquímica, metal mecânica, montadoras e autopeças, galvanoplastia e tratamento de metais, saneamento e manutenção e limpeza industrial.

Luvas de segurança em látex nitrílico

luvas-de-segurança-5

O uso deste tipo de luva é mais indicado para a indústria metal mecânica, manutenção industrial, manuseio de peças úmidas ou oleosas, e carga e descarga de materiais.

Luvas de segurança em malha de aço

luvas-de-segurança-6

As luvas de segurança em malha de aço são indicadas para uso em frigoríficos, indústria alimentícia, abatedouros e confecções.

Luvas de raspa petroleira

luvas-de-segurança-9

As luvas de segurança de raspa petroleira são indicadas para trabalhos em construção civil, carga e descarga de materiais, indústria moveleira, mineração, montagem de estruturas metálicas e trabalhos de manutenção em geral.

Elas promovem a proteção contra cortes, arranhões e quaisquer atritos, por conta do reforço interno que possuem, o que aumenta a proteção conferida por este EPI.

Luva de raspa de soldador

luvas-de-segurança-8

As luvas de raspa de soldador são indicadas para trabalhos em construção civil, carga e descarga de materiais, indústria moveleira, mineração, montagem de estruturas metálicas e trabalhos de manutenção em geral.

Luva de Raspa e Vaqueta Total

luvas-de-seguranca-10 luvas-de-seguranca-11

As luvas de raspa e a vaqueta total são indicadas para trabalhos em construção civil, carga e descarga de materiais, indústria moveleira, mineração, montagem de estruturas metálicas e trabalhos de manutenção em geral.

Luva Multitato

luvas-de-seguranca-12

As luvas de segurança Multitato são utilizadas para mecânica de precisão, indústria eletrônica, agricultura, linhas de montagem, carga e descarga, manutenção e manuseio de peças secas ou úmidas. Elas são ideais para este tipo de serviço, por permitirem trabalhos com maior precisão, devido à sensibilidade do tato.

Luva Anticorte

luvas-de-seguranca-13

As luvas de segurança anticorte são indicadas para indústria de manuseio de peças cortantes ou com rebarbas, indústria de bebidas em geral, indústria de vidros, indústria metal-mecânica, manutenção industrial e trabalhos com chaparias.

Luva Tricotada Pigmentada

luvas-de-segurança-7

A Luva Tricotada Pigmentada é feita em algodão e poliéster são utilizadas para carga e descarga de materiais, manutenção industrial, agricultura, montadora e autopeças, construção civil e indústria meta mecânica.

Além disso, elas possuem efeito antiderrapante, que garante maior eficiência aos trabalhos realizados.

Portanto, cada tipo de trabalho exige um equipamento definido. O estudo das condições de trabalho e dos possíveis causadores de acidentes vão indicar os melhores equipamentos, para cada situação.

Sempre zele pelo correto uso dos EPIs e conte sempre com a SafetyTrab para fornecer os melhores materiais para garantir a segurança do trabalhador. Trabalhamos apenas com equipamentos certificados e produzidos com materiais de qualidade.

O nosso objetivo é garantir a segurança da melhor escolha de um equipamento que assegure proteção do trabalhador.

Confira outras postagens do Blog SafetyTrab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 5 =

WhatsApp chat