Entenda a NR-34: Segurança na Movimentação de Cargas

Um trabalhador com fone de ouvido consulta uma lista enquanto realiza a movimentação de cargas, enfatizando a importância da segurança no trabalho conforme a NR-34.

A NR-34 é a norma regulamentadora que aborda a segurança na movimentação de cargas no ambiente de trabalho. Relevante para estabelecer os cuidados que devem ser adotados, a normativa deve ser seguida com o objetivo de proteger os profissionais.

Na movimentação de cargas, é indispensável adotar todas as medidas cabíveis com o intuito de evitar acidentes que podem promover lesões sérias e danos irrecuperáveis.

Por isso mesmo, trouxemos todos os detalhes sobre a NR-34, com o intuito de te auxiliar a entender como aplicá-la em sua empresa para beneficiar a segurança e bem-estar de todos.

O que é a NR-34?

A Norma Regulamentadora número 34 aborda critérios de segurança e proteção para profissionais da construção, reparação e desmonte naval.

Um dos tópicos da normativa está diretamente relacionada à movimentação de cargas no ambiente de trabalho.

No item 34.10 da norma, é possível observar todos os padrões técnicos para inspeção e manutenção de equipamentos como guindastes, talhas e pontes rolantes, que fazem parte do cotidiano de trabalho de profissionais que movimentam carga.

Dessa forma, é possível reduzir os riscos de eventuais acidentes fatais, que infelizmente são muito mais comuns que o desejado.

Publicada em 2011, a Nr-34 sofreu alterações com atualizações de portarias anuais até 2022, com o intuito de promover a máxima segurança para os profissionais. Afinal, à medida em que as portarias atualizam a norma, trazendo novas informações, é possível aperfeiçoar processos e garantir que os profissionais estejam mais seguros.

Aspectos Fundamentais da NR-34

É essencial compreender a tríade que forma os aspectos fundamentais da NR-34, que são os seguintes pontos:

  1. Objetivos da norma: a NR-34 tem como principal objetivo proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores durante o manuseio de cargas, evitando acidentes fatais.
  2. Treinamento e capacitação: para que a normativa possa efetivamente ser aplicada, os profissionais precisam ser qualificados para que façam a movimentação segura das cargas.
  3. Sistemas e técnicas de movimentação: visando reduzir o risco de acidentes, a NR-34 orienta os profissionais em relação aos melhores métodos de transporte e manuseio de carga.

Ter consciência sobre os três principais pontos da NR-34 é fundamental para que o profissional atue em conformidade com as regras definidas pela normativa.

Procedimentos e Responsabilidades para a Movimentação Segura de Cargas

Para que se tenha efetividade na movimentação de cargas, visando a segurança de todos os envolvidos, nós trouxemos alguns pontos relevantes de observar:

1. Planejamento de movimentação de cargas

Uma carga nunca deve ser movimentada sem prévio planejamento. Tendo em vista que, é justamente essa etapa que poderá evitar acidentes.

Se um profissional estrutura a movimentação racionalmente, não há perda de tempo. Ao contrário, a análise criteriosa prévia e o planejamento facilitam o processo, viabilizando que a movimentação seja eficaz e possa evitar prejuízos e acidentes.

2. Identificação de riscos e medidas preventivas

Ao longo do processo de planejamento, o profissional poderá detectar e mitigar riscos relacionados à movimentação de cargas.

Essa etapa é fundamental para que todas as medidas cabíveis possam ser adotadas com o objetivo de evitar acidentes durante o processo de trabalho. A adoção de medidas preventivas é sempre a melhor maneira de evitar riscos.

3. O papel do empregador e do trabalhador

É obrigação do empregador orientar, disponibilizar e exigir o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante todo o expediente.

Assim como, é obrigação profissional inspecionar as condições de cada equipamento fornecido, adoção de todos os protocolos de segurança, para que possa atuar em conformidade com a NR-34.

Ambas as partes assumem responsabilidade, o que faz com que seja importante que os dois estejam conscientes a respeito de todos os protocolos que devem ser seguidos.

EPIs para movimentação de carga

Existem alguns equipamentos de proteção individual que são essenciais para os profissionais que atuam com movimentação de carga, são eles:

  • Luva de proteção: evita o contato direto das mãos com a carga, podendo reduzir riscos de cortes e outras lesões;
  • Calçados de segurança: são essenciais para que seja possível evitar que ocorram acidentes em pisos escorregadios e danos nos pés caso a carga caia das mãos do transportador;
  • Cintos abdominais e lombares: promovem a proteção da coluna durante o expediente, evitando problemas ocasionados pelo transporte de peso, como hérnia de disco e protrusão discal;
  • Capacete de segurança: são utilizados para proteger a cabeça, caso algo caia sobre o profissional o capacete minimiza o impacto e danos à sua saúde;
  • Óculos de proteção e protetores auriculares: protegem a audição e a visão ao longo do expediente, evitando agressões por ruído ou luz à qual a pessoa esteja exposta.

Inspeção e Manutenção dos Equipamentos

Para que a rotina de trabalho seja segura, é preciso que os equipamentos utilizados para proteção individual sejam diariamente inspecionados pelo próprio usuário.

Dessa forma, o colaborador preencherá uma ficha com os dados de inspeção, comprovando que o procedimento de segurança foi feito e que os equipamentos disponibilizados pela empresa estavam em boas condições de utilização quando foram entregues.

Além disso, também é dever de cada usuário prezar por seus EPIs, com o intuito de garantir que tenham a vida útil estimada graças aos cuidados de higiene e armazenamento adotados no dia a dia.

Como Implementar a NR-34 na Sua Empresa?

É preciso realizar o Diálogo Diário de Segurança (DDS), contratar apenas profissionais capacitados para as funções desenvolvidas e oferecer treinamento contínuo.

Ter uma equipe de segurança do trabalho atuante fará toda a diferença, para que possa implementar as medidas personalizadas da NR-34 para o ambiente da empresa.

Dessa forma, todos os colaboradores conseguem atuar em um ambiente muito mais seguro e saudável.

Conclusão

A NR-34 é fundamental para a proteção de todos que lidam com movimentação de cargas e necessitam ter uma rotina segura no ambiente de trabalho.

Com regras claras sobre os equipamentos de proteção a serem utilizados e cuidados que precisam ser adotados, a NR-34 preconiza cuidados que todos os contratantes e funcionários deveriam seguir diariamente.

Portanto, aproveite para fazer um orçamento com a SafetyTrab e garantir a compra de EPIs para movimentação de cargas para todos os seus colaboradores, respeitando as normas regulamentadoras vigentes.

Então, gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog! Preencha o formulário abaixo para receber dicas e informações sobre EPI’s e segurança do trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?