Quedas, impactos, trabalho em espaço confinado e choque elétrico são apenas alguns dos riscos inerentes ao trabalho em altura – e que tornam o uso de EPIs indispensável. E é justamente aí que um equipamento se destaca: o cinturão de segurança.
Este EPI deve ser utilizado em diferentes atividades, principalmente naquelas em que a altura seja superior a 2 metros acima do nível inferior.
Assim, não é incomum observarmos sua presença em setores como:
- Construção civil;
- Telefonia e telecomunicações;
- Limpeza de edifícios;
- Situações de resgate, entre outras atividades.
Como funciona o cinturão de segurança?
A princípio, o cinturão de segurança é conectado a um elemento de ligação, que pode ser um trava-quedas ou talabarte. Quer saber mais? Confira abaixo uma rápida explicação sobre os itens que compõem esse tipo de sistema:
- Ancoragem é, basicamente, o sistema fixado e que pode ser constituído de um ponto ou de uma linha de vida fixa a este ponto;
- Talabarte ou Trava queda, por sua vez, é o elemento de ligação entre a ancoragem e o cinturão, que confere mais segurança ao processo.
Mas, além dos detalhes técnicos, existem, atualmente, muitos tipos e modelos disponíveis de cinturão de segurança. Então, como escolher o equipamento ideal?
Dicas para escolher o modelo ideal
Antes de mais nada, é preciso conhecer o tipo de atividade que será desempenhado: atividades de solda, poda de árvores, alpinismo industrial etc.
Nesse sentido, o próximo passo é entender as características desejadas, o que inclui material, pontos de conexão, regulagens e proteções ergonômicas. Cabe notar, ainda, que a escolha deve levar em consideração, também, o tipo de peso suportado, a fim de garantir a integridade física do trabalhador.
Somente, então, você estará apto a escolher o modelo ideal para seu negócio.
Dentre os principais tipos de cinturão de segurança estão, por exemplo, os modelos:
- Paraquedista com 1 ponto de conexão;
- Para Espaço Confinado com alças nos ombros;
- Com ponto de conexão lateral;
- Para acesso por cordas; e
- Para trabalho a quente.
Além disso, é importante notar que, de acordo com a NR-06, que define equipamento de proteção contra queda como sendo EPI conjugado, todos os itens de proteção devem ser da mesma marca.
Agora que você já sabe da importância do cinturão de segurança, que tal conhecer nossos produtos? Entre em contato e escolha o modelo ideal para você e sua empresa.
Aproveite para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado de EPIs. Preencha o formulário abaixo e receba a nossa newsletter!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.