OS 15 MELHORES TEMAS PARA DDS

SafetyTrab OS 15 MELHORES TEMAS PARA DDS

A conscientização é a forma mais eficaz de prevenção. Por isso, no ambiente de trabalho o compartilhamento de informações deve ser realizado diariamente, tornando o Diálogo Diário de Segurança (DDS) fundamentais. Mas, você sabe quais são os principais temas para DDS?

Realizadas antes do início dos trabalhos, as pequenas reuniões tratam dos diferentes riscos existentes e as medidas preventivas necessárias no ambiente laboral. Práticas, elas tem um impacto importante na segurança, uma vez que são consideradas fundamentais para inibir qualquer problema que possa ocorrer em um futuro próximo.

15 TEMAS DDS PARA USAR COM SEUS COLABORADORES

As DDS tem como objetivo conscientizar os funcionários e prevenir acidentes de trabalho, além de consolidar as melhores práticas para trabalhar com segurança. Como elas devem ser práticas e rápidas, não sendo possível repetição dos temas, separamos alguns temas para DDs:.

1. Higiene Pessoal

O incentivo à higiene pessoal é necessário para a prevenção de problemas relacionados à exposição a bactérias, poeiras e outros elementos que podem contaminar o empregado. Acima de tudo, a higienização não é apenas uma garantia de saúde individual, mas do grupo como um todo.

2. Proteção das mãos e dos Pés

Por serem partes do corpo que estão em constante exposição, é necessário a proteção adequada, com o uso de luvas e calçados de segurança. Dessa forma, é possível evitar acidentes, como cortes, queimaduras e lesões que geralmente são comuns quando não se faz o uso do EPI correto.

3. Equipamentos e ferramentas

A identificação periódica de possíveis riscos em equipamentos é necessária, assim como a manutenção preventiva. Muito mais do que aumentar a segurança, a ação permite o aumento da produtividade.

4. Quase acidente

Um quase acidente é o que separa um acidente de um acidente fatal. Por isso, é importante relatar aos superiores todas as situações de emergência. Esta é a melhor maneira de prevenção, uma vez que pode ajudar a sanar os problemas de forma mais simples e rápida.

5. Lesões

Compartilhar exercícios e formas de alongamento e correção postural são também importantes para que problemas e doenças causadas por repetição sejam evitadas. Aposte nessa dica!

6. Primeiro Socorros

Cursos e treinamentos da CIPA também são uma excelente forma de transmitir o conhecimento para todos da equipe, ainda mais que, em um momento de urgência, um dos colaboradores pode ser o primeiro a ajudar e socorrer!

7. EPI

Orientar frequentemente sobre a utilização correta e a importância dos EPIs também é fundamental, uma vez que ajudam a evitar acidentes e penalidades.

8. EPC

Assim como acontece com os EPIs, o uso do equipamento de proteção coletiva (EPC) também deve ser ressaltado periodicamente. Isso porque, a falta do item pode causar danos não apenas para um colaborador, mas também do colega de trabalho!

9. APR

O estudo detalhado de todas as etapas do serviço é essencial para a prevenir e detectar possíveis problemas que podem surgir durante as atividades exercidas.

10. Brincadeiras

Brincadeiras no horário de trabalho são comuns. O problema é que elas podem causar transtornos, principalmente em relação à produtividade, além da exposição a riscos e acidentes.

11. Limpeza e organização

Começar o dia com desorganização é desanimador e pode trazer problemas ao longo do dia para o ambiente de trabalho como um todo. Portanto é necessário sempre lembrar os bons hábitos de organização, a fim de garantir maior limpeza e segurança.

12. Importância de uma boa noite de sono

Sempre bom lembrar que para um bom dia de trabalho, é preciso ter uma boa noite de sono. Isso ajudará a evitar a improdutividade e até mesmo possíveis acidentes.

13. Economia de água

Eventualmente é bom lembrar as pessoas sobre a importância de economizar água, em casa ou no trabalho.

14. Saúde mental

A saúde mental é um ponto essencial para a manutenção da qualidade de vida e bem estar do colaborador. Assim, o assunto deve ser um tópico frequente nas reuniões para que ele possa trabalhar de maneira saudável, evitando diversos transtornos mentais, como ansiedade, estresse e depressão.

15. Educação

Ser educado é uma ótima dica para manter um ambiente de paz e tranquilidade. Afinal, quem não quer trabalhar em harmonia em equipe? Por isso, trate do assunto, lembrando que a educação começa nos cumprimentos: bom dia, boa noite e obrigado.

Por fim, não se esqueça que ao final da DDS, é importante que todos os colaboradores que participaram assinem uma lista, assim como o técnico de segurança. Coloque também o tema abordado e data, como uma espécie ata de reunião.

 

Em nosso site você tem acesso aos principais EPIs do mercado, assim como à informações sobre segurança do trabalho. Aliás, se quiser receber nossas newsletters, promoções e muito mais, cadastre seu e-mail!