Máscara de solda com escurecimento automático: conheça suas vantagens

A máscara de solda com escurecimento automático é atualmente um dos itens mais importantes no dia a dia de quem trabalha com soldagem.

A máscara de solda com escurecimento automático é atualmente um dos itens mais importantes no dia a dia de quem trabalha com soldagem. Afinal, é ela quem ajuda a impedir a ação da radiação do arco elétrico, protegendo o rosto e os olhos do profissional.

Não entendeu? A gente explica! A solda consiste em um processo no qual duas peças de metal são unidas por meio de calor e eletricidade. Formada por uma gota de metal fundido, que se arrefece e gera uma forte união entre as peças, a soldagem ganhou destaque ainda no século 1920, agilizando o tempo de produção na indústria e reduzindo custos. 

Mas, embora seja eficiente e prometa maior qualidade e resistência, é preciso ter cautela, uma vez que a atividade expõe os profissionais a diferentes riscos. O arco de solda, por exemplo, emite forte radiação luminosa e pode causar sérias queimaduras na retina e na córnea do olho do soldador.

E é justamente por isso que a atividade exige um cuidado adicional em relação à integridade física dos profissionais, tornando o uso de EPIs essencial – em especial a máscara de solda com escurecimento automático.

Como funciona a máscara de solda com escurecimento automático

Fabricada em fibra de vidro ou fibra prensada, a máscara de solda com escurecimento automático oferece maior proteção aos trabalhadores, uma vez que aumenta a cobertura do pescoço e das orelhas.

Também conhecido como máscara de solda eletrônica, o equipamento não deve ser deixado de lado nem mesmo durante procedimentos simples. Isso porque, além da segurança, este EPI permite ao soldador uma melhor visualização do trabalho realizado sem que seja preciso levantar a máscara, garantindo um conforto maior.

Com ajuste de sensibilidade à exposição ao arco elétrico, ela permite, ainda, determinar o nível de escurecimento ou filtragem durante a soldagem. Com isso, evita-se a troca constante das lentes, deixando a operação mais funcional. 

Além dos ganhos em eficiência operacional, o equipamento também evita que o cordão de solda ainda incandescente prejudique os olhos do soldador, sendo muito mais prática do que a versão convencional. Confira abaixo opções de máscara de solda automática e outros modelos.

R$127,19 à vista Em até 3x de R$44,63

Vale a pena investir na máscara de solda com escurecimento automático?

O uso da máscara de solda com escurecimento automático é indicado sempre que qualquer processo de soldagem for realizado. A ativação eletrônica do equipamento, que proporciona uma segurança constante e permite uma melhor visualização do processo, torna o operacional mais funcional e eficiente. 

Com ela, o soldador precisa se preocupar apenas com o processo – e não com a troca de lentes, por exemplo. Se compararmos com os modelos comuns, compostos por materiais simples e uma lente escura para realizar a proteção radioativa aos olhos, o modelo automático é muito mais vantajoso, uma vez que vai além dos arcos da solda. 

Por outro lado, é importante lembrar que a soldagem é uma prática perigosa. Ou seja, outras medidas de segurança e equipamentos também são necessários para que ao executar ocorra tudo bem. É preciso usar, por exemplo:

  • Respirador;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas de segurança;
  • Avental de raspa;
  • Calçado de segurança;
  • Protetor auditivo, entre outros.

 

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos atendentes.

Aproveite para acompanhar tudo o que acontece no mercado! Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    💬 Precisa de ajuda?