Como Prevenir a Perda Auditiva no Ambiente de Trabalho?

Imagem de um trabalhador utilizando proteção auditiva enquanto opera uma máquina, destacando a importância da segurança no ambiente de trabalho.

A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é uma das doenças ocupacionais mais comuns, especialmente em setores que envolvem exposição a ruídos elevados, que são acima de 85 dB por oito horas diárias.

Por isso mesmo, em 2021 a OMS lançou o relatório mundial sobre audição, relatando o número crescente de pessoas em risco de Perda Auditiva Ocupacional (PAO). Ciente de que existem diferentes trabalhos aos quais os profissionais estão expostos a ruídos diários, trouxemos orientações para prevenir a perda auditiva no trabalho.

De modo que, seja possível identificar os riscos e implementar os cuidados necessários para preservar a audição de seus colaboradores. Confira tudo a seguir e adote as medidas adequadas para proteger seus profissionais.

O Que Pode Causar a Surdez no Trabalho?

Existem diferentes fatores de risco que podem causar a surdez no trabalho, por provocarem uma lesão no ouvido interno que é progressiva e irreversível, compreenda mais detalhes:

Vibração

As vibrações podem afetar a saúde auditiva, especialmente quando o profissional atua em máquinas que provocam vibrações intensas.

Muito embora seja um risco menos comum, profissionais que trabalham submetidos à constante vibração podem sofrer lesões graves e irreversíveis.

Substâncias químicas

Produtos químicos como solventes e metais pesados podem ser tóxicos para o sistema auditivo. Por isso, a exposição a essas substâncias pode potencializar os efeitos da perda auditiva no ambiente de trabalho.

Exposição a ruídos

A exposição a ruídos é o fator mais comum de perda auditiva permanente. Para tal o profissional precisa ser exposto a níveis de ruído acima de 85 dB por oito horas diárias. Nesses casos, é comum que ocorra o quadro de surdez ocupacional.

Calor

O calor excessivo é classificado como um estresse térmico, quando combinado com ruído a saúde auditiva poderá sofrer perdas irreparáveis.

Qual o Nível Máximo de Ruído Permitido por Lei no Trabalho?

Para proteger a equipe existe uma legislação que determina o nível máximo de ruído ao qual o profissional poderá ser exposto diariamente.

Segundo a NR 15 que determina os níveis máximos de ruído aos quais o profissional pode ser exposto, um expediente de 8 horas de trabalho permite a exposição a até 85 dB.

Profissionais que são expostos a 115 dB, por exemplo, poderão atuar na função por 7 minutos como tempo máximo. Confira a tabela estabelecida pela NR 15:

Nível de Ruído dB (A)Máxima Exposição Diária Permitida
858 horas
867 horas
876 horas
885 horas
894 horas e 30 minutos
904 horas
913 horas e 30 minutos
923 horas
932 horas e 40 minutos
942 horas e 15 minutos
952 horas
961 hora e 45 minutos
981 horas e 15 minutos
1001 horas
10245 minutos
10435 minutos
10530 minutos
10625 minutos
10820 minutos
11015 minutos
11210 minutos
1148 minutos
1157 minutos

Como Identificar a Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho?

Existem alguns sinais e sintomas que indicam que o trabalhador pode estar sofrendo de perda auditiva devido à exposição ao ruído. Entre os indicativos a serem observados estão:

  • Dificuldade em entender a fala, especialmente em ambientes ruidosos;
  • Zumbido nos ouvidos (tinnitus);
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tontura e dores de cabeça frequentes;
  • Dificuldade em localizar a origem de sons;
  • Aumento no volume da voz, demonstrando falar alto sem perceber;
  • Intolerância a sons altos e relato de sensação de ouvido tapado.

Ao identificar tais sinais o profissional deve procurar ajuda médica, para que possa identificar eventuais danos e cuidados que precisam ser adotados para a preservação da audição.

Consequências do Ruído no Ambiente de Trabalho

A exposição contínua ao ruído pode ter prejuízos significativos para a saúde dos trabalhadores e também para a empresa, como é o caso de:

Acidente de trabalho

A perda auditiva pode afetar a capacidade do trabalhador de perceber alertas sonoros, aumentando o risco de acidentes no ambiente laboral.

Perda auditiva

A exposição prolongada ao ruído pode resultar em surdez irreversível. Por isso, todo ambiente de trabalho que expõe o profissional aos ruídos acima de 85 dB requer o uso de EPIs, como é o caso de empresas de construção civil, siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, agricultura, transportes e outros ambientes.

Indenizações e custos elevados para a empresa

Empresas que não se atentam à NR 15 poderão sofrer as consequências legais e financeiras para a empresa em caso de negligência quanto à segurança auditiva, quando de fato é provado esse descuido da organização. Portanto, toda empresa deveria ter o cuidado de se adequar às normativas.

Como Prevenir a Perda Auditiva no Ambiente de Trabalho?

Para que a empresa possa promover um ambiente seguro e capaz de prevenir a perda auditiva de seus colaboradores, é possível adotar algumas medidas como:

1.    Uso de EPIs auditivos

Todos os colaboradores que são diariamente expostos a ruídos precisam utilizar corretamente os protetores de ouvido, abafadores e outros EPIs para proteção auditiva. Dessa forma, a saúde auditiva é preservada.

2.    Orientar a equipe sobre o tempo de exposição

É preciso conhecer a NR 15 e estabelecer os limites sobre o tempo de exposição aos ruídos e produtos químicos. De modo que, o profissional possa evitar danos à sua saúde.

3.    Criar áreas silenciosas

É indispensável que a empresa crie áreas silenciosas para o descanso, onde o trabalhador possa passar algum tempo para se recuperar após a exposição ao ruído.

4.    Efetuar a manutenção dos equipamentos

É interessante fazer a manutenção regular dos equipamentos, para que eles não sejam responsáveis por emitir ruído mais alto que o realmente necessário.

5.    Investir em equipamentos de baixo ruído

A compra de equipamentos de baixo ruído é importante para que o ambiente laboral seja mais agradável e saudável para a equipe.

Conclusão

A preservação da saúde auditiva de sua equipe é indispensável. Por isso, profissionais que atuam em empresas de construção civil, siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, agricultura, transportes e outros segmentos precisam conhecer e seguir a NR 15.

Portanto, a empresa precisará submeter os colaboradores a treinamentos e disponibilizar os melhores EPIs para a rotina de cada colaborador.

Afinal, infelizmente a perda auditiva no trabalho é algo muito comum, como revelam os dados da OMS. O que revela a necessidade de adotar todas as medidas de prevenção possíveis.

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