A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é uma das doenças ocupacionais mais comuns, especialmente em setores que envolvem exposição a ruídos elevados, que são acima de 85 dB por oito horas diárias.
Por isso mesmo, em 2021 a OMS lançou o relatório mundial sobre audição, relatando o número crescente de pessoas em risco de Perda Auditiva Ocupacional (PAO). Ciente de que existem diferentes trabalhos aos quais os profissionais estão expostos a ruídos diários, trouxemos orientações para prevenir a perda auditiva no trabalho.
De modo que, seja possível identificar os riscos e implementar os cuidados necessários para preservar a audição de seus colaboradores. Confira tudo a seguir e adote as medidas adequadas para proteger seus profissionais.
O Que Pode Causar a Surdez no Trabalho?
Existem diferentes fatores de risco que podem causar a surdez no trabalho, por provocarem uma lesão no ouvido interno que é progressiva e irreversível, compreenda mais detalhes:
Vibração
As vibrações podem afetar a saúde auditiva, especialmente quando o profissional atua em máquinas que provocam vibrações intensas.
Muito embora seja um risco menos comum, profissionais que trabalham submetidos à constante vibração podem sofrer lesões graves e irreversíveis.
Substâncias químicas
Produtos químicos como solventes e metais pesados podem ser tóxicos para o sistema auditivo. Por isso, a exposição a essas substâncias pode potencializar os efeitos da perda auditiva no ambiente de trabalho.
Exposição a ruídos
A exposição a ruídos é o fator mais comum de perda auditiva permanente. Para tal o profissional precisa ser exposto a níveis de ruído acima de 85 dB por oito horas diárias. Nesses casos, é comum que ocorra o quadro de surdez ocupacional.
Calor
O calor excessivo é classificado como um estresse térmico, quando combinado com ruído a saúde auditiva poderá sofrer perdas irreparáveis.
Qual o Nível Máximo de Ruído Permitido por Lei no Trabalho?
Para proteger a equipe existe uma legislação que determina o nível máximo de ruído ao qual o profissional poderá ser exposto diariamente.
Segundo a NR 15 que determina os níveis máximos de ruído aos quais o profissional pode ser exposto, um expediente de 8 horas de trabalho permite a exposição a até 85 dB.
Profissionais que são expostos a 115 dB, por exemplo, poderão atuar na função por 7 minutos como tempo máximo. Confira a tabela estabelecida pela NR 15:
Nível de Ruído dB (A) | Máxima Exposição Diária Permitida |
85 | 8 horas |
86 | 7 horas |
87 | 6 horas |
88 | 5 horas |
89 | 4 horas e 30 minutos |
90 | 4 horas |
91 | 3 horas e 30 minutos |
92 | 3 horas |
93 | 2 horas e 40 minutos |
94 | 2 horas e 15 minutos |
95 | 2 horas |
96 | 1 hora e 45 minutos |
98 | 1 horas e 15 minutos |
100 | 1 horas |
102 | 45 minutos |
104 | 35 minutos |
105 | 30 minutos |
106 | 25 minutos |
108 | 20 minutos |
110 | 15 minutos |
112 | 10 minutos |
114 | 8 minutos |
115 | 7 minutos |
Como Identificar a Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho?
Existem alguns sinais e sintomas que indicam que o trabalhador pode estar sofrendo de perda auditiva devido à exposição ao ruído. Entre os indicativos a serem observados estão:
- Dificuldade em entender a fala, especialmente em ambientes ruidosos;
- Zumbido nos ouvidos (tinnitus);
- Dores de cabeça;
- Dificuldade de concentração;
- Tontura e dores de cabeça frequentes;
- Dificuldade em localizar a origem de sons;
- Aumento no volume da voz, demonstrando falar alto sem perceber;
- Intolerância a sons altos e relato de sensação de ouvido tapado.
Ao identificar tais sinais o profissional deve procurar ajuda médica, para que possa identificar eventuais danos e cuidados que precisam ser adotados para a preservação da audição.
Consequências do Ruído no Ambiente de Trabalho
A exposição contínua ao ruído pode ter prejuízos significativos para a saúde dos trabalhadores e também para a empresa, como é o caso de:
Acidente de trabalho
A perda auditiva pode afetar a capacidade do trabalhador de perceber alertas sonoros, aumentando o risco de acidentes no ambiente laboral.
Perda auditiva
A exposição prolongada ao ruído pode resultar em surdez irreversível. Por isso, todo ambiente de trabalho que expõe o profissional aos ruídos acima de 85 dB requer o uso de EPIs, como é o caso de empresas de construção civil, siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, agricultura, transportes e outros ambientes.
Indenizações e custos elevados para a empresa
Empresas que não se atentam à NR 15 poderão sofrer as consequências legais e financeiras para a empresa em caso de negligência quanto à segurança auditiva, quando de fato é provado esse descuido da organização. Portanto, toda empresa deveria ter o cuidado de se adequar às normativas.
Como Prevenir a Perda Auditiva no Ambiente de Trabalho?
Para que a empresa possa promover um ambiente seguro e capaz de prevenir a perda auditiva de seus colaboradores, é possível adotar algumas medidas como:
1. Uso de EPIs auditivos
Todos os colaboradores que são diariamente expostos a ruídos precisam utilizar corretamente os protetores de ouvido, abafadores e outros EPIs para proteção auditiva. Dessa forma, a saúde auditiva é preservada.
2. Orientar a equipe sobre o tempo de exposição
É preciso conhecer a NR 15 e estabelecer os limites sobre o tempo de exposição aos ruídos e produtos químicos. De modo que, o profissional possa evitar danos à sua saúde.
3. Criar áreas silenciosas
É indispensável que a empresa crie áreas silenciosas para o descanso, onde o trabalhador possa passar algum tempo para se recuperar após a exposição ao ruído.
4. Efetuar a manutenção dos equipamentos
É interessante fazer a manutenção regular dos equipamentos, para que eles não sejam responsáveis por emitir ruído mais alto que o realmente necessário.
5. Investir em equipamentos de baixo ruído
A compra de equipamentos de baixo ruído é importante para que o ambiente laboral seja mais agradável e saudável para a equipe.
Conclusão
A preservação da saúde auditiva de sua equipe é indispensável. Por isso, profissionais que atuam em empresas de construção civil, siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, agricultura, transportes e outros segmentos precisam conhecer e seguir a NR 15.
Portanto, a empresa precisará submeter os colaboradores a treinamentos e disponibilizar os melhores EPIs para a rotina de cada colaborador.
Afinal, infelizmente a perda auditiva no trabalho é algo muito comum, como revelam os dados da OMS. O que revela a necessidade de adotar todas as medidas de prevenção possíveis.
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