Não é segredo para ninguém que o uso de luvas de segurança é essencial em diversas áreas e funções da indústria. A ausência deste EPI, aliás, traz inúmeros riscos para a integridade física do trabalhador, podendo causar acidentes e, consequentemente, problemas judiciais para as empresas.
Afinal, as mãos estão constantemente expostas e são os membros mais afetados quando falamos de acidentes. De perfurações simples a cortes mais profundos, as luvas tem como objetivo protegê-las e seu uso deve estar sempre alinhado com a função desempenhada.
Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e entenda as preocupações em torno da falta de uso de luvas de segurança!
Importância do uso de luvas de segurança
Você sabia que o uso de luvas de segurança é obrigatório em diferentes segmentos da indústria? Afinal, elas oferecem a segurança necessária para o manuseio de equipamentos, ferramentas, entre outros. Ainda nesse sentido, elas ajudam a proteger mãos e punhos contra diferentes situações, tais como:
- Alta e baixa temperatura;
- Processos de solda e de cortes;
- Agentes mecânicos, químicos e biológicos;
- Choques elétricos, dentre outras.
Mas, para que seja eficiente e garanta conforto, a luva deve ser sempre adequada para determinada atividade ou ambiente de trabalho. Caso contrário, as chances de acidente são tão altas quanto se o EPI não for utilizado.
Nesse sentido, é preciso considerar, por exemplo, tecnologia, espessura, resistência e matéria-prima adequada para cada atividade, bem como o tamanho da mão do trabalhador. Dessa forma, é de extrema importância que o técnico em segurança do trabalho esteja atento e que a empresa aposte em produtos de qualidade.
Principais tipos de luvas de proteção
Das mais resistentes àquelas destinadas a cortes industriais ou alimentícios, existem inúmeros modelos de luvas de proteção, cada uma com suas características e funções. Dentre as principais, podemos destacar:
- Luvas de malha;
- Luva de neoprene;
- Luvas de PVC;
- Luvas de látex;
- Luva de raspa, entre outras.
Por fim, elas podem ser, ainda, descartáveis ou reutilizáveis, a depender da função.
Dessa forma, com tantas opções, é recomendado fazer uma avaliação do negócio e seus riscos, identificando o melhor modelo para cada função.
Afinal, a escolha da luva errada pode causar uma série de problemas de saúde ao trabalhador. A não utilização também.
Riscos relacionados ao uso de luvas de segurança
Dados recentes revelam que 40% dos acidentes de trabalho acontecem nas mãos, braços e antebraços. E embora a maioria das lesões sejam causadas por objetos cortantes, também há danos provocados por perfuração, queimaduras, choques e contato com produtos químicos.
Além disso, grande parte dos acidentes de trabalho acontecem por:
- Falta de atenção;
- Ausência de EPIs;
- Uso incorreto de EPIs;
- Falta de treinamentos;
- Uso de máquinas ou ferramentas com defeito;
- Uso de equipamentos inadequados; e
- Desrespeito às normas de segurança.
Os dados chamam ainda mais atenção porque todos estes acidentes podem ser evitados com o uso de EPIs. Por isso, é tão importante oferecer todas as condições para que os profissionais desempenhem sua função da forma adequada.
Seja como for, a Safetytrab tem a solução ideal para seu negócio. Contamos com uma linha completa de EPIs, incluindo luvas de proteção. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.
Que tal aproveitar para acompanhar a movimentação do mercado de EPIs? Preencha o formulário abaixo e receba nossa newsletter!
A SafetyTrab conta com uma equipe altamente qualificada e experiente que inclui engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e consultores especializados para criação de conteúdos de excelente qualidade.